Friburgo: Projeto “De Olho no Futuro” entrega 25 óculos

20/12/2016 17:16:39
Compartilhar

O Projeto “De Olho no Futuro“ é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Rotary Club Nova Friburgo. A parceria tem o objetivo de intervir nas condições de saúde ocular, propiciando melhora no rendimento e reduzindo as taxas de evasão escolar decorrentes de problemas visuais, e detectar e tratar distúrbios visuais em alunos da Rede Municipal de Ensino, doando óculos aos que necessitam. O Projeto teve início em 2003, com a meta de atender primeiramente aos alunos da Zona Rural.

Em 2016 a triagem nas escolas começou no mês de maio. As consultas oftalmológicas foram oferecidas pelo médico oftalmologista, Dr. Alexandre Alvarez ao Rotary Club. Foram encaminhados para consultas ao setor de Projetos Especiais 278 alunos de 29 escolas.

No dia 29 de outubro de 2016, foram encaminhadas para consultas 56 alunos, atendidos no Centro Oftalmológico de Nova Friburgo. O resultado foi a prescrição de 25 óculos que foram entregues na solenidade do último sábado (17) às 10h.
Já passaram pela triagem nas escolas 13.494 alunos, sendo 1.897 encaminhados para consultas oftalmológicas, desses 712 receberam óculos. Fazem parte do programa ações como reuniões no Rotary Club de Nova Friburgo, contatos com as escolas de creches para a realização de triagem com os alunos, atendimento a pais, diretores, professores e orientadores e orientações aos professores sobre a maneira correta do uso da tabela de Sinais Snellen.

Vale lembrar que um grande número de alunos apresenta problemas visuais e, quanto mais cedo o problema for identificado, mais eficiente será o tratamento. O diagnóstico precoce pode evitar inúmeras complicações, podendo ser determinante para a cura de doenças da visão. É na sala de aula que o professor começa a notar isso, ele é capacitado a fazer a triagem dos alunos através da utilização da tabela de SNELLEN. Os casos considerados suspeitos são encaminhados para o Rotary Clube, que providencia o exame com um oftalmologista. O aluno que necessitar de correção visual, receberá óculos do Rotary Club.

Compartilhar