Friburgo: Prefeitura diz que rodízio de CNPJ reduziu mobilidade das pessoas nas ruas em 8%

21/04/2021 16:22:31
Compartilhar

PARA GOVERNO JHONNY MAYCON REDUÇÃO É “SATISFATÓRIA”

De acordo com matéria publicada pela Prefeitura em seu site oficial, “a avaliação do nível de isolamento social em Nova Friburgo, de acordo com os dados do Google Mobility, estima que nos sete primeiros dias após a implantação do rodízio de CNPJ houve uma queda média de cerca de 8% na mobilidade de pessoas nas ruas”.

Ainda na publicação, o governo municipal afirma que “medidas seguem sob análise constante, porém mantidas pelo Comitê Operativo de Emergência em Saúde (COE) até que nova avaliação seja realizada. A diminuição na circulação de pessoas vai impactar na redução do contágio e das mortes por Covid-19 na cidade”.
A Prefeitura voltou a defender a implantação do rodízio do CNPJ: “Após a semana do “feriadão” imposto pelo governo do estado, na qual a Prefeitura de Nova Friburgo adotou as medidas mais restritivas até então, a gestão municipal decidiu, em comum acordo com o COE, buscar uma alternativa para que todo o setor econômico já que em bandeira roxa todo o comércio deveria ser fechado”.

O governo municipal diz que o rodízio de CNPJ é um modelo pioneiro: “Levando em consideração o longo período de pandemia, o alto índice de desemprego em todo o país e o crescente número de pessoas em estado de extrema pobreza, decidiu-se por um modelo pioneiro no Estado do Rio de Janeiro: o rodízio de CNPJ. Com o objetivo de manter o setor econômico em funcionamento, mas buscando controlar o número de deslocamento de pessoas – principalmente funcionários do comércio e indústrias nas ruas -, foi autorizado o funcionamento por revezamento de dias através dos CNPJs ímpares e pares”, diz a matéria oficial.

Ainda de acordo com a Prefeitura, “desde então o COE tem analisado frequentemente os números de isolamento social disponibilizados pelo Google Mobility que apresentam gráficos com tendências de deslocamento ao longo do tempo por região e em diferentes categorias de locais, como varejo e lazer, mercados e farmácias, parques, estações de transporte público, locais de trabalho e áreas residenciais, através da geolocalização dos aparelhos móveis”.

E finaliza: “Desde o dia 9 de abril, quando a Prefeitura de Nova Friburgo implantou o rodízio de CNPJ, o município vem apresentando queda na média de mobilidade urbana, atingindo na última quinta-feira, 15, a diminuição média de 8% nos índices relativos aos sete dias da nova medida. Os números de isolamento social apresentam um resultado satisfatório até o momento, o que fez o COE manter as medidas e continuar com a análise dos dados para as próximas semanas, caso a bandeira roxa seja mantida. A equipe de saúde da Prefeitura espera que a diminuição da mobilidade tenha reflexos na redução do contágio e mortes por Covid-19 a partir de 15 dias”.

Compartilhar