Friburgo: Prefeitura divulga nota oficial sobre Teste de Aptidão Física do concurso

23/02/2016 09:33:46
Compartilhar

A comissão criada pela Prefeitura de Nova Friburgo para acompanhar o Concurso Público 2015/2016 divulgou nota oficial, datada de segunda-feira, 22, em resposta aos questionamentos feitos pelos candidatos que participaram do Teste de Aptidão Física (TAF) realizado no último final de semana no Estádio Eduardo Guinle, Campo do Friburguense. A nota de responsabilidade da comissão é a seguinte:

Em atenção aos questionamentos realizados, inerentes ao Teste de Aptidão Física – T.A.F., a Comissão do Concurso Público da Prefeitura de Nova Friburgo, estabelecida pela Portaria 617 de 2015, após ter se reunido para deliberar sobre as ocorrências da referida etapa, informa:

1 – A Prefeitura de Nova Friburgo por exigência do Ministério Publico Estadual contratou, mediante processo licitatório empresa especializada na realização de concursos públicos, tendo essa a responsabilidade por formular e aplicar todas as etapas do referido certame.

2 – A empresa contratada formulou edital contendo todas as etapas do concurso inclusive o Teste de Aptidão Física, já previstos os referidos parâmetros (medidas) de teste de impulsão horizontal, resistência abdominal, flexão de braços e teste de corrida de 12 minutos, não havendo por parte de qualquer candidato, à época da publicação do mesmo, impugnação do edital seja quanto a sua exigência para determinados cargos, ou mesmo do nível de exigência da prova.

3 – Em razão das várias reclamações efetuadas por candidatos, acerca do nível de exigência do Teste de Aptidão Física, a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Comissão do Concurso, solicitou a empresa Exatus que encaminhe justificativa técnica quanto aos parâmetros exigidos nos referidos testes.

4 – A Prefeitura de Nova Friburgo aguarda também a remessa pela empresa Exatus, até às 13 horas desta terça-feira (23/02/2016), das estatísticas resultantes da referida etapa, dentre elas o número de aprovados e reprovados, bem como o índice de reprovação/aprovação em cada cargo, especificamente.

5 – A Prefeitura lamenta o divulgado pela InterTV, quanto ao quantitativo de aprovados na referida etapa, mesmo que “extraoficialmente”, uma vez que o referido ato não condiz com os princípios editoriais adotados pela Rede Globo, de confirmação das informações quanto a sua veracidade antes de serem divulgadas, sendo o rigor com as minúcias uma obrigação e não um exagero.

6 – No tocante ao caso do candidato que chegou atrasado no local de prova por suposta ausência de sinalização, podemos atestar que os membros da comissão do concurso, presentes a todas as etapas do certame, inclusive do Teste de Aptidão Física, verificaram que o local da prova estava devidamente sinalizado, desde a abertura dos portões, não eximindo inclusive na obrigação do candidato de chegar com antecedência ao local da prova, caso não houvesse sinalização adequada. Ainda, um membro da Comissão do Concurso atesta ter ouvido do próprio candidato que este havia chegado nas cercanias do local da prova as 06:59, motivo pelo qual a reclamação pontuada não pode prosperar. E mais, não houve qualquer outra reclamação nesse sentido, considerando que foram convocadas 952 pessoas para a referida etapa.

7 – Por fim a Prefeitura de Nova Friburgo compreende a frustração dos candidatos reprovados, porém, deve pautar sua atuação e intervenção à condução dos trabalhos da empresa Exatus, responsável pelo concurso, por critérios objetivos da legalidade, dos atos por ela praticados; frisando que o direito de ação é um direito público subjetivo do cidadão garantido pelo artigo 5º, XXXV da Constituição Federal.

Compartilhar