Friburgo: Prefeitura depende de verba federal para acabar com alagamentos na Farinha Filho

02/12/2018 10:42:33
Compartilhar

Os constantes alagamentos da Rua Farinha Filho, no Centro de Friburgo, são antigos, do século passado – ou, talvez, de 200 anos quando a cidade foi fundada. No período de primavera/verão, quando as chuvas são mais fortes, a referida rua e seu entorno costumam ser inundados pelas correntezas de água e lama vindas das partes altas. A cada governante que passa pela Prefeitura surge a promessa de solução que, infelizmente, ainda não saiu do papel.

No início de 2018, em março, o prefeito Renato Bravo se reuniu em seu gabinete com comerciantes e moradores da Farinha Filho para reafirmar a promessa feita pelos antecessores (nunca cumprida). Na ocasião, além de determinar a vistoria das atuais redes de escoamento, prometeu também buscar recursos para viabilizar a necessária obra de drenagem nas ruas centrais do município. Nada.

Após a vistoria feita em março, a Prefeitura divulgou que “os engenheiros fizeram a medição das galerias para traçar um projeto de canalização que possa ser executado da forma mais rápida e econômica. Entre as possibilidades de solução apontadas estão o alargamento da rede​, ​o aproveitamento da galeria localizada na Rua Monte Líbano e a abertura de mais bocas de bueiros​ para ampliar o escoamento da água.​ Assim que os estudos forem concluídos, as soluções foram apresentadas ao prefeito ​Renato ​Bravo para que sejam adotadas as providências”, dizia o informe.

Até agora, já dito, nenhuma providência prática. O dito projeto não saiu do papel e, sem recursos, a Prefeitura de Friburgo aguarda verbas federais. Até lá, o antigo problema voltará a se repetir (como na última sexta-feira, 30/11) a cada chuva na cidade.

Compartilhar