Friburgo: Prefeitura autoriza reabertura de igrejas e templos com várias medidas restritivas

13/07/2020 08:51:50
Compartilhar

A partir desta segunda-feira, 13/7, igrejas e templos de Nova Friburgo estão autorizados a retomar as atividades presenciais. É o que diz o decreto número 625, de 1/7/2020, assinado pelo prefeito Renato Bravo.

A retomada das atividades religiosas com o público de maneira presencial, está vinculada às bandeiras de flexibilização verde e amarela.

O retorno das atividades também está condicionado a determinadas imposições, como o uso de máscara facial, disponibilização de álcool em gel, distanciamento de um metro e meio entre os fiéis e limitação da capacidade do público em 50%.

O QUE DIZ O DECRETO…

Artigo 16 – A retomada do funcionamento das Instituições Religiosas, a partir do dia 13 de Julho de 2020, ficará limitada aos períodos em que a métrica estiver fixada nas Bandeiras Amarela e Verde, devendo ainda observar, obrigatoriamente, as seguintes determinações:

I – O uso de máscara facial, obrigatório para ingresso e permanência;

II – Disponibilização de álcool gel setenta por cento, oferecido quando ingresso e disponibilizado no interior dos locais de Culto e em suas dependências de livre acesso ao público;

III – Distanciamento mínimo de 1.5 m (um metro e meio) entre os presentes, inclusive quanto a ocupação dos assentos disponibilizados, limitando-se a 50% da capacidade instalada.

§ 1º – As medidas de que trata este artigo se estendem, no que couber, aos cultos ou rituais realizados fora dos templos, bem como aos envolvidos na gravação ou transmissão de celebrações não presenciais.

§ 2º – Os membros das Instituições Religiosas pertencentes ao Grupo de Risco definido pelas Autoridades de Saúde e Sanitárias, Internacionais e Nacionais, pemanecerão afastados das atividades presenciais, religiosas e litúrgicas.

Compartilhar