Friburgo: Prefeito muda métricas das bandeiras da economia

24/03/2021 08:09:16
Compartilhar

NOVA DIRETRIZ VALE PARA COR DA BANDEIRA DO FERIADÃO

O prefeito Johnny Maycon (Republicanos) – criticado duramente em suas próprias redes sociais ao implantar a bandeira laranja no decorrer dessa semana – anunciou na noite desta terça-feira, 23/3, mudanças das métricas que definem o bandeiramento da flexibilização da economia de Nova Friburgo. No texto, o governo municipal disse que a mudança é uma “atualização” dos critérios e passam a valer nesta sexta-feira, 26/3, quando será anunciada a nova cor de bandeira. Leia decreto 935 de 23/3/2021.

O texto divulgado pela Prefeitura, na íntegra, é o seguinte:

“Tendo em vista que vivemos o momento mais crítico da pandemia desde o seu início em 2020 e, considerando que a métrica atual, quando comparada com a ocupação de leitos nos hospitais de Nova Friburgo, suscitam dúvidas. O Comitê Operativo de Emergência em Saúde (COE), composto pela Procuradoria, secretarias de Gabinete, Governo e Saúde, Câmara de Vereadores, Conselho Municipal de Saúde e Entidades Sociais, decidiu rediscutir os parâmetros, chegando a conclusão da necessidade de atualização das métricas que definem o bandeiramento.

A métrica reguladora continuará sendo composta pela taxa de ocupação média dos leitos de CTI/UTI e dos leitos de Enfermaria especificamente para o tratamento de casos suspeitos ou confirmados da COVID-19 mantendo o período de sete dias, a taxa de letalidade do Município de Nova Friburgo no período de 14 dias, ao invés de considerar o acumulado geral como é atualmente e aumentar de sete para 14 dias a variação do número dos novos casos positivos.

A apuração para definição da bandeira acontecerá em conformidade com a pontuação definida após o cálculo das métricas, sendo de 0 a 20: 0 – bandeira verde (risco muito baixo); 1 a 5 – bandeira amarela (risco baixo); 6 a 9 – bandeira laranja (risco moderado); 10 a 15 – bandeira vermelha (risco alto) e 15 a 20 – bandeira roxa (risco muito alto).

A atualização das métricas, que foram implementadas no ano passado, visa neste momento dar peso maior à taxa de ocupação dos leitos, tanto clínicos quanto CTI, tendo em vista que a disponibilidade de leitos é um dos fatores mais importantes para salvar vidas. As novas diretrizes passam a valer já para a próxima definição de bandeira, nesta sexta-feira, 26.

Vale ressaltar que a definição da cor da bandeira da semana não é uma escolha pessoal, não tem e jamais poderá ter interferências de terceiros. Isso significa que não é o Prefeito ou qualquer outro servidor ou instituição que decide a bandeira, pois configura em fraude no processo, já que o mesmo é embasado com critérios técnicos epidemiológicos”.

Compartilhar