Friburgo: Prefeito Johnny Maycon recua e decide revogar decreto de bandeiras e rodízio de CNPJ

23/04/2021 07:10:29
Compartilhar

NOVAS REGRAS VALERÃO A PARTIR DE SEGUNDA, 26/4

Duramente criticado, inclusive pelos próprios aliados políticos, o prefeito Johnny Maycon (Republicanos) deu um passo atrás. No início da madrugada desta sexta-feira, 23/4, ele anunciou em suas redes sociais e da Prefeitura que decidiu revogar o decreto que define o bandeiramento semanal da economia de Nova Friburgo e ainda afirmou que extinguirá o rodízio de CNPJ. “O novo modelo de combate a pandemia passa a valer a partir de segunda-feira, 26/4”, afirmou. Ele, entretanto, não anunciou na ocasião quais serão as novas regras, o que deve acontecer nas próximas horas.

“Após horas de reunião online nesta quinta-feira, 22/4, com o Comitê Operativo de Emergência em Saúde (COE) – formado por membros dos poderes Executivo e Legislativo, Conselho Municipal de Saúde, representante das frentes empresariais e com participação da Defensoria Pública – foi discutida a proposta de revogação do decreto que define o bandeiramento semanal, bem como as medidas instituídas para cada cor, inclusive o rodízio de CNPJ”, escreveu Johnny Maycon.

O prefeito acrescentou que “está sendo elaborado um novo decreto, que passará a valer a partir de segunda-feira, 26/4, o qual levará em conta a avaliação dos técnicos sobre o cenário de momento da pandemia em Nova Friburgo para estabelecer as medidas restritivas, que serão válidas até que seja identificada a necessidade de mudanças após constante análise de dados de mobilidade e o reflexo no quadro da saúde municipal”.

O chefe do Executivo afirmou ainda que “a revogação do decreto, deve-se ao entendimento de que o regramento de bandeiras tem gerado dificuldade de compreensão por grande parte da população, já que existiam regras diferentes para cada cor e as constantes mudanças, através do cálculo das métricas, geravam dúvidas e inseguranças”.

Johnny Maycon concluiu: “O objetivo é implantar um modelo que seja mais simples de compreender, gerando menos alterações e que as medidas reflitam melhor o cenário de momento da pandemia, tanto para o quadro da saúde municipal quanto para o setor econômico, que vem sofrendo insegurança com as constantes mudanças de regras”.

Compartilhar