Friburgo: Prefeito apela para que contribuinte pague em dia o IPTU; Inadimplência chega a 33%

10/01/2017 08:02:11
Compartilhar

Trinta e três por cento – ou seja, um em cada três – proprietários de imóveis em Nova Friburgo estão em dívida com a Prefeitura de Nova Friburgo. Diante do alto índice de inadimplência, o prefeito Renato Bravo (PP) fez apelo, através de vídeo de prestação de contas das ações da primeira semana do novo governo, para que os contribuintes paguem em dia o IPTU, cujo valor permitirá que sejam feitas obras e ações em favor da própria população, além dos serviços de limpeza.

A estimativa de arrecadação com o principal imposto municipal prevista no Orçamento é de aproximadamente R$ 20,5 milhões. Na prática, o faturamento fica longe, como nos anos anteriores.

Nesta segunda semana do novo governo, a subsecretaria de Comunicação da Prefeitura também seguiu na mesma linha e divulgou matéria detalhando datas e condições de pagamento sobre o IPTU 2017.

O contribuinte que optar pelo pagamento integral (cota única) do IPTU até o dia 20 de fevereiro de 2017 terá um desconto de 8%. Quem preferir pode quitar o IPTU em até 10 parcelas (nesse caso sem desconto), com vencimento no dia 20 dos meses subsequentes.

Já a cobrança do Foro terá um prazo um pouco maior: até 31 de março. Quem optar pelo pagamento até esta data terá um desconto de 8%. Outra opção para o contribuinte é pagar o imposto até o dia 29 de dezembro, sem desconto.

A Prefeitura de Nova Friburgo anunciou que o imposto terá um percentual de reajuste de 8,5% este ano. O valor corresponde à variação do INPC/FIBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A exemplo do ano passado, o carnê do IPTU não será enviado via correios. Ele já está disponível e deve ser retirado no site oficial da Prefeitura de Nova Friburgo (www.pmnf.rj.gov.br).

Compartilhar