Friburgo: MP e Fazenda Estadual fazem operação contra a sonegação

26/11/2020 12:08:51
Compartilhar

Por ASSESSORIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO RJ

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Sonegação Fiscal e aos Ilícitos Contra a Ordem Tributária (GAESF/MPRJ), e a Secretaria de Fazenda (Sefaz-RJ) realizaram, nesta quarta-feira, 25/11, a Operação Gretel.

Com a participação de 35 agentes da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e de 15 Auditores Fiscais, a ação teve como objetivo colher provas relativas à atuação fraudulenta de empresas varejistas em Friburgo.

Nas investigações, os Auditores Fiscais da Receita Estadual identificaram indícios de fraudes na emissão de nota fiscal de consumidor eletrônica – NFCe. Estima-se que mais de R$ 7 milhões em ICMS deixaram de ser recolhidos aos cofres do Estado do Rio de Janeiro.

“As diligências pretendem recolher provas e outros elementos de convicção que permitam a exata compreensão de todo o esquema de sonegação e seus beneficiários, assim como a identificação dos autores e o delineamento de suas participações na fraude tributária”, afirma o superintendente de Fiscalização da Sefaz-RJ, Rodrigo Aguieiras.

Essa é mais uma operação em conjunto da Sefaz-RJ e MPRJ no combate à sonegação fiscal. “Ações como essa são fundamentais para a economia do Estado do Rio de Janeiro, pois além de visarem coibir ilícitos, promovem um ambiente de negócio mais saudável e igualitário”, acrescenta Aguieiras.

Compartilhar