Friburgo: Leopardus Guttulus é resgatado e devolvido ao seu habitat

30/09/2020 10:05:54
Compartilhar

Bombeiros do 6º GBM (Grupamento de Bombeiros Militares) de Nova Friburgo participaram de mais uma missão especial: esta semana, os militares resgataram na varanda de um imóvel residencial um filhote de Leopardus Guttulus, também conhecido como gato-do-mato-pequeno – animal que consta na lista de espécies ameaçadas. Ninguém sabe explicar como o animal foi parar no imóvel residencial.

A ação de resgate dos bombeiros teve, posteriormente, a participação do INEA e da APA de Macaé de Cima. O animal foi solto após passar por uma consulta veterinária atestando as condições para o retorno ao seu habitat natural.

“Inicialmente, alguns acharam que seria um gato bravo, mas também desconfiaram porque era um pouco diferente. Uma equipe dos bombeiros foi deslocada para Conselheiro Paulino e fez a captura. Entramos em contato com o INEA, por meio da APA Macaé de Cima, que prontamente recebeu o animal. Ele foi submetido à avaliação de um médico veterinário. Ele estava sadio, o que possibilitou sua inserção num pedaço de área nativa. Vale destacar que esse é um animal ameaçado de extinção”, disse o comandante do 6º GBM, tenente-coronel Thiago Alecrim.

“Escolhemos um fragmento florestal muito íntegro e longe de qualquer residência, que compõe um grande corredor florestal que integra a APAMC ao PETP e ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Com o apoio do veterinário, que acompanhou o processo de soltura, fizemos a reintrodução do pequeno gato do mato às suas condições naturais, deixando toda a equipe da APA Macaé de Cima orgulhosa e feliz com o desfecho desse resgate. Em parceria com o 6º GBM seguimos cumprindo nossa missão de proteger a biodiversidade fluminense”, acrescentou doutor Ricardo, da APA de Macaé de Cima.

Compartilhar