Friburgo: Justiça manda Prefeitura recolher material didático com foto e nome de Crivella

26/06/2021 19:07:57
Compartilhar

A Prefeitura de Nova Friburgo usou a foto e o nome do ex-prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivela, em apostilas de crianças de cinco e seis anos, que estão em fase de alfabetização. Crivella é do mesmo partido do prefeito de Friburgo, Johnny Maycon, o Republicanos. A Justiça Eleitoral mandou recolher todo material didático.

Nas apostilas distribuídas para os alunos do 1º ano do ensino fundamental, havia um exercício de Português relacionado as palavras escritas com a letra M. Do lado esquerdo havia uma foto e do outro lado o aluno deveria escrever a palavra referente a foto. A última do exercício era a foto do ex-prefeito do Rio, Marcelo Crivella.

A partir de denúncia dos vereadores Maicon Queiroz e Proscilla Pitta, o Ministério Público Eleitoral pediu pelo recolhimento do material das unidades escolares e no dia 17 de junho o juiz eleitoral deu um prazo de 48 horas, a partir da notificação, para a Secretaria de Educação de Friburgo recolher o material. A Prefeitura foi notificada dia 22 e disse que já determinou o recolhimento.

Na decisão, o juiz da 26ª Zona Eleitoral, Marcelo Alberto Chagas Vilas, disse que a intenção do político que aparece no material didático do município de participar das eleições de 2022 “já é fato amplamente divulgado pela imprensa” e que uma foto desse político aparecer em um material didático cedido pelo município desrespeita o artigo 37 da Lei das Eleições.

A Prefeitura de Nova Friburgo nega que o conteúdo da apostila tenha vinculação política e que o conteúdo tinha finalidade exclusivamente pedagógica “aproximando o conteúdo do cotidiano para facilitar a aprendizagem dos alunos. A Secretaria de Educação exonerou os responsáveis pela apostila.

Doutor em Educação ouvido pelo RJ2, da InterTv, o professor Hamilton Werneck disse que a formulação do material didático deve evitar conteúdo ideológico seja religioso, seja político.

Compartilhar