Friburgo investe em novas cores para atender demanda da floricultura

26/09/2016 10:08:30
Compartilhar

Este ano, a primavera promete trazer novos matizes para colorir a festejada estação das flores. Floricultores da Região Serrana fluminense, confiantes na retomada das vendas no setor, investiram no plantio de cultivares com tonalidades mais vibrantes e maior durabilidade das plantas. O objetivo é aumentar a competitividade das flores produzidas no estado e atender melhor a demanda do mercado de decoração.

Outra estratégia para alavancar o segmento tem sido a modernização das áreas de plantio, com a substituição de algumas estruturas de produção, favorecendo a circulação de ar, luminosidade e umidade nas estufas. Isso contribui para o melhoramento do manejo e maior florescimento dos cultivares. A adoção de práticas mais sustentáveis, como irrigação por gotejamento e compostagem, também estão colaborando para o uso racional dos recursos hídricos da região e recuperação do solo.

Os resultados já começam a ser percebidos no mercado consumidor. A procura por flores com cores diferenciadas e de maior durabilidade é identificada nos novos hábitos dos compradores no estado. Um exemplo é o crisântemo, hoje com matizes e texturas diferenciadas. Outro indicador da mudança é o aumento de área de plantio da alstroeméria, que, disponibilizando novas cores, conquistou o segundo lugar de vendas de flor de corte no mercado fluminense, perdendo apenas para as rosas. O mesmo ocorre com outras variedades, que passaram a ser mais procuradas, como o lírio, gypsophila, boca-de-leão, lisianthus, entre outras.

As novidades e a chegada da primavera estimulam os floricultores a acreditar na recuperação da demanda, após o período dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A expectativa é de que até o fim do ano as vendas cresçam em torno de 3%.

Profissionalização dos produtores

A profissionalização dos produtores diante das exigências do mercado é fruto de um processo de incentivo ao segmento, com ações de fomento, capacitação e conscientização, realizadas pelo programa Florescer, da Secretaria de Agricultura.
Principal área de produção de flores de corte no estado, a Região Serrana foi a que apresentou maior evolução e inovação nos últimos anos. Com produção de aproximadamente 16 milhões de maços de flores/ ano, em área plantada de 624 hectares, a atividade concentra 527 produtores. Responsável por 89% da produção estadual de flores de corte, em 2015 movimentou R$ 234 milhões.

Segundo a gerente do programa Florescer, Nazaré Dias, os municípios de Nova Friburgo, Bom Jardim e Petrópolis, se destacam, reunindo 50% do total de produtores dedicados ao cultivo de flores no estado.

“Outro destaque está sendo a adoção, por alguns produtores, de embalagens personalizadas, que diferenciam a qualidade do seu produto no mercado”, disse Narazé Dias.

Compartilhar