Friburgo: Incêndios florestais deixaram rastro de destruição

23/09/2020 20:24:26
Compartilhar

A temporada de seca já foi embora e a chuva voltou, mas… uma cobra foi encontrada carbonizada durante o combate a um incêndio florestal que atingiu uma fazenda em Macaé de Cima, Nova Friburgo, esta semana.

O animal foi encontrado em meio às cinzas por uma equipe de guarda-parques da Área de Proteção Ambiental (APA) da localidade.

De acordo com a guarda-parque e bióloga especialista em zoologia, Izenita Brum, o animal, uma serpente da família das jararacas, foi, provavelmente, uma vítima da queimada na localidade.

“Esse é o resultado! Uma biodiversidade, fauna, flora sendo queimada”. Mas nós somos guerreiros e vamos continuar o combate”, desabafou a bióloga em vídeo divulgado nas redes sociais da APA Estadual de Macaé de Cima.

A publicação ressalta o Dia de Defesa da Fauna, celebrado na última terça-feira, 22/9. A data foi criado justamente para reforçar a importância da preservação ambiental.

“Infelizmente, muitos animais estão sendo mortos por causa da frequente ocorrência de incêndios florestais”, afirma a publicação.

Além de combater incêndios florestais na região, equipes da APA de Macaé de Cima também realizam resgate e soltura de animais silvestres.

Na terça-feira, um pássaro Tico-tico encontrado em uma gaiola foi apreendido e solto na mata e uma serpente, que foi encontrada dentro de uma residência, também foi reintroduzida ao habitat.

“A fauna silvestre tem papel fundamental para o equilíbrio do ecossistema. Seja consciente. Conheça, respeite e preserve!”, alertou o órgão.

Compartilhar