Friburgo: Hemocentro volta a fazer coletas após faltar bolsas que armazenam sangue

15/10/2018 11:31:51
Compartilhar

por G1

Unidade ficou pelo menos três dias sem realizar o procedimento e está funcionando nesta segunda-feira (15).

Depois de ficar pelo menos três dias sem realizar coletas de sangue, o Hemocentro de Nova Friburgo, voltou a fazer o procedimento nesta segunda-feira (15). O motivo, segundo um doador que denunciou o caso ao Ministério Público na quarta-feira (10), foi a falta de bolsas plásticas que armazenam o sangue.

Esta foi a segunda vez que o problema ocorreu em menos de um mês. Em setembro, a unidade também suspendeu os procedimentos por falta de reagente, material utilizado no momento da doação e no exame de sorologia.

De acordo com o doador, que preferiu não se identificar, a falta de bolsas plásticas é um problema antigo, mas que sempre era solucionado. A unidade atende a outros 13 municípios, já que o Hospital Municipal Raul Sertã é a maior emergência pública da região.

Em nota enviada na quinta-feira (11), a Prefeitura afirmou que “a licitação para aquisição dos insumos destinados ao Hemocentro já está em curso visando evitar possíveis novos desabastecimentos”. Disse ainda que “450 bolsas serão entregues pelo fornecedor para suprir a necessidade imediata e restabelecer a coleta de sangue na unidade”.

Compartilhar