Friburgo: Festival Sesc de Inverno terá muitas atrações este mês

01/08/2016 17:34:48
Compartilhar

Mais de 930 horas de programação, com 250 apresentações culturais protagonizadas por 420 artistas. Esses são alguns números da 15ª edição do Festival Sesc de Inverno, o maior evento de cultura multilinguagem do Brasil que acontece de 12 a 21 de agosto em Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. Em 10 dias, serão 53 apresentações musicais, 35 sessões de 21 espetáculos de artes cênicas, exibição de 31 curtas-metragens e 11 longas, 3 exposições de grande porte, 1 instalação tecnológica, além de diversas oficinas, contações de historia, encontros literários, lançamentos de livros, shows poéticos, saraus, intervenções urbanas e seminários. A maioria da programação é gratuita, e as atrações pagas têm ingressos de até R$ 20. O evento é realizado pelo Sesc RJ – braço sociocultural do Sistema Fecomércio RJ.

Em Nova Friburgo, a programação está repleta de atrações, a maioria delas na unidade do Sesc. A maratona cultural começa com o show do cantor compositor Lenine. O repertório é o do seu mais recente álbum autoral, “Carbono”, tendo como destaque canções como “Castanho”, “A causa e o pó”, “Cupim de ferro”. A programação musical envolve ainda o grupo Azymuth, o duo Zeca Baleiro e Márcia Castro, Monarco e Tuco Pellegrino, Zé da Velha e Silvério Pontes, Aline Paes, Orquestra Voadora entre outras atrações.

Peças de teatro de grande sucesso nos palcos do Rio e do Brasil estão na programação do evento, como “Bilac vê estrelas”. Baseado no livro homônimo de Ruy Castro e ambientada no Rio do início do século passado, o espetáculo conquistou os prêmios da APTR e Shell, os mais importantes do país. “Galileu Galilei”, com Denise Fraga, e o musical “Ataulfo – o bom crioulo”, que aborda a vida e a obra do compositor, também estão na programação. Destaque internacional do Festival, companhias estrangeiras farão estreias nacionais nos palcos do Sesc. Em Nova Friburgo, a Cie Nicole Seiler (Lausanne/Suíça) apresenta pela primeira vez no Brasil “Un acte serieux”, espetáculo em que bailarinos em diferentes localidades interagem por meio de ferramentas de tecnologia da comunicação.

Ao longo dos 10 dias, haverá exibição de uma série de curtas e longas metragens para todos os gostos e idades. Ao final das sessões, realizadores participam de debates com o público. Na Mostra de Cinema Contemporâneo, destaque para a exibição Em Nova Friburgo, Cláudio Assis e Xico Sá participam da exibição e comentam o filme “Big Jato”, protagonizado por Matheus Nachtergale. Eles são, respectivamente, diretor e autor do livro no qual foi o filme foi baseado. A fachada externa da quadra esportiva e espaços públicos de Nova Friburgo se transformarão em grandes telas para os trabalhos dos VJs Suave e Chico Abreu. Assim com fizeram em outras cidades brasileiras e europeias, os artistas farão projeções de artes gráficas e animações nos locais.

A programação literária ganha dinamismo este ano, com atrações que tratam o universo das letras de forma lúdica. É o caso de “Livre Reino Aéreo do Devaneio”, um espetáculo de poesia, falada e cantada, que promove uma experiência cênica da palavra a partir da performance dos poetas. Assim como na edição anterior, o Festival Sesc de Inverno prestará homenagem a um grande nome das letras. Em Nova Friburgo, será Zelia Gattai, cujo centenário de nascimento é celebrado este ano. As pesquisadoras Maria Luiza Tucci Carneiro e Erica Duarte conversarão sobre a vida e a obra de Zelia, e a atriz Carolina Virguez fará a leitura de textos da escritora.

Ao longo do Festival o público poderá visitar a exposição “Galeria Transparente – Tempo Virtual Tempo Real”. São imagens e vídeos dos trabalhos do projeto “Galeria transparente”, liderado pelo artista Frederico Dalton. Os artistas fazem intervenções gráficas na foto de um retângulo em uma calçada do bairro da Glória, no Rio, batizada por ele de “galeria transparente”. Vídeos mostram também as intervenções físicas realizadas no espaço.

O Festival Sesc de Inverno 2016 apresenta o mote “Reinventando o momento”. Trata-se de um convite ao público para, em tempos de evolução da tecnologia e velocidade da informação, refletir sobre a possibilidade de abstrair o tempo e o espaço para aguçar a percepção sobre a arte, possibilitando novas experiências. A programação completa será divulgada no site www.festivalsescdeinverno.com.br.

SERVIÇO
Festival Sesc de Inverno 2016
De 12 a 21 de agosto
Sesc Nova Friburgo
Ingressos: Até R$ 20
Informações: www.festivalsescdeinverno.com.br

Compartilhar