Publicado 07/11/2019 11:08:16

Friburgo: Escolas municipais reaproveitam alimentos e alunos recebem prêmios

Premiação aconteceu no Roqueano em Olaria

Alunos de escolas municipais participaram da culminância do projeto “Mini Chef Sustentável” 2019, integrado ao projeto “Se educar, muda”, do Rotary Club de Nova Friburgo Olaria, na última segunda, 4/11, no Roqueano Social Clube.

A cerimônia de premiação contou com a presença de alunos das escolas Cecília Meireles, Messias de Moraes Teixeira e Helena Coutinho. Foram entregues certificados aos membros do clube que ficaram responsáveis pela realização e acompanhamento do projeto nas escolas, aos parceiros que colaboraram de alguma forma, para que, ao final, fosse feita a premiação das escolas.

O projeto Mini Chef Sustentável tem o intuito de mostrar aos alunos como partes normalmente desprezadas dos alimentos podem ser aproveitadas. O objetivo é estimular o uso integral dos alimentos, a criatividade na utilização dos ingredientes e a reeducação alimentar. As equipes das escolas foram divididas para criar três tipos de prato: entrada, prato principal e sobremesa.

As três escolas receberam um kit de compostagem. As composteiras ajudam a transformar orgânicos em adubos. Palestras sobre compostagem foram ministradas nas unidades escolares.
Em paralelo, foram realizadas, também, oficinas de artesanato com aproveitamento de sobras de materiais que seriam descartados (tecido, botões, materiais plásticos, cones de linha, etc).

Traçando um paralelo com as Olimpíadas, todos os mini chefs subiram ao palco e foram agraciados com medalhas, mostrando que mais importante do que o troféu, era o conhecimento adquirido, levado para a vida toda, e multiplicado, transmitido aos pais também. Por isso, as medalhas foram colocadas pelos próprios alunos nos colegas.

Cada prato foi avaliado separadamente para que as notas do prato de entrada, principal e sobremesa fossem somadas e, assim, definidos o 1º, 2º e 3º lugares.

O 1º lugar ficou com a escola Helena Coutinho, localizada no loteamento Nosso Sonho, bicampeã do projeto. O 2º lugar ficou com a escola Cecília Meireles, do Cascatinha. E o 3º lugar ficou com a escola Messias de Moraes Teixeira, em Olaria.

Galeria de fotos