Friburgo: Energisa pega 42 “gatos” de energia em um mês; prejuízo é de 135 mil

20/07/2016 09:17:39
Compartilhar

A informação é do setor de comunicação da Energisa: em junho, a empresa constatou em Nova Friburgo 42 irregularidades (conhecidos como “gatos”), o que totalizou o furto de mais de 196 mil kWh de energia desviada.

A concessionária de energia elétrica que abastece Nova Friburgo estima que o prejuízo provocado pelas fraudes, somente em junho, tenha sido de R$ 135 mil. Este valor representa o consumo médio de aproximadamente 1.500 residências durante um mês. Para piorar, vale informar, este tipo de prejuízo é repassado para a tarifa dos consumidores regulares. Ou seja, um problema de todos os mais de 100 mil contribuintes, que acabam pagando a conta dos ditos “espertos”.

“Os consumidores regulares acabam pagando por esse desvio praticado por outras pessoas. Todos podem contribuir, denunciando as irregularidades, uma vez que furto de energia é crime. É só ligar para 0800 032 0196. As ligações são anônimas”, informa a concessionária.

Ainda segundo a concessionária, “o combate às fraudes de energia elétrica é indispensável para a manutenção da boa qualidade no fornecimento de energia”. Além disso, “o furto de energia também pode causar oscilações, interrupções no fornecimento de energia e representa riscos de acidentes, uma vez que essas ligações não seguem os padrões de segurança aplicados e certificados pela empresa”.

Compartilhar