Friburgo: Enem gerou alguns pontos de aglomeração, diz G1

18/01/2021 07:49:12
Compartilhar

Por Adison Ramos / G1 – Serrana

Milhares de estudantes participaram da primeira fase do Enem 2021 em Nova Friburgo, neste domingo, 17/1.

De acordo com o site G1 / Serrana, da Intertv, “cenas de desrespeito ao distanciamento social se repetiram na frente de duas escolas e na porta de uma faculdade particular, todas no Centro de Nova Friburgo”.

Em Nova Friburgo, 5.026 estudantes se inscreveram para fazer o Enem. O município recebe estudantes de outras cidades próximas, como Cantagalo e Macuco.

Alguns jovens criticaram a realização da prova, no momento em que que Friburgo, registra o maior número de casos de covid-19 desde o início da pandemia. Lembraram ainda, da desigualdade acentuada pela doença.

“Eu tive oportunidade, porque eu estudo em escola particular, mas quem estuda em escola pública, que não teve essa mesma oportunidade? Eu sei que vai ser injusto. Eu não acho certo,” disse um estudante.

Só em janeiro deste ano, Nova Friburgo já registrou 1.281 casos de covid-19, uma média de 85 por dia, 29 pessoas morreram nesse começo de ano.

“O Inep garantiu que havia providenciado todas as condições sanitárias para garantir a segurança da prova, mas o que a gente percebe, na prática, é que isso não aconteceu. Por que aglomeração aconteceu, aqui na porta da escola,” afirmou a professora, Andrea Machado.

Compartilhar