Friburgo: Eleitor pega 2 ônibus, cruza a cidade, e é o 1º a votar

15/11/2020 10:17:07
Compartilhar

Neste 15 de novembro é dia de sair de casa para exercer o direito ao voto. Nas eleições 2020, os brasileiros escolhem o prefeito e os vereadores do município onde vivem. Por causa da pandemia, o eleitor tem uma nova obrigação: o uso de máscara.

Esse da foto é seu José! Ele tem 60 anos e foi o primeiro a chegar no Colégio Canadá, o maior local de votação de Nova Friburgo. O eleitor explicou que veio cedo porque mora longe, em Theodoro, pegou dois ônibus e ainda tem que voltar pra trabalhar! Deu o exemplo: estava com máscara!

Fazer campanha no dia da eleição é proibido. Os eleitores devem ficar atentos. É proibido distribuir material de propaganda política, fazer boca de urna, manifestação coletiva ou concentração de pessoas até o término da votação, às 17h.

Já a manifestação individual e silenciosa é um direito. Assim, ir votar com bandeira, camisa, broche adesivo e até mascara com o número do candidato está liberado. O eleitor não pode ser barrado se estiver vestido com propaganda do seu candidato.

O Tribunal Superior Eleitoral lembra que o eleitor não pode permanecer no local de votação com outros eleitores de vestimenta padronizada.

Compartilhar