Friburgo: Educação municipal deflagra greve, diz Sepe

07/06/2021 18:12:04
Compartilhar

PREFEITURA EMITE NOTA OFICIAL

O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação em Nova Friburgo (Sepe), deu início nesta segunda-feira, 7 de junho, a “Greve pela Vida” – movimento dos profissionais da educação que reivindicam que as aulas presenciais no município só sejam realizadas após a vacinação deste grupo. O Sepe e a Prefeitura ainda não divulgaram a quantidade de profissionais que aderiram à paralisação presencial.

“O Sepe e a categoria compreendem a importância do espaço e do convívio escolar para a sociedade como um todo, mas considera que o retorno presencial no atual momento coloca em risco de vida diversos integrantes da comunidade escolar e de suas famílias, por não existir ampla testagem, transporte seguro, vacinação ampla e leitos/covid garantidos… Esgotadas todas as formas de diálogo e negociação junto ao governo municipal, a greve pela vida surge como mais um instrumento de representação e luta contra todos esses absurdos que estão sendo impostos às comunidades escolares e seus familiares!”, diz trecho de documento do Sepe.

A greve foi anunciada após assembleia no dia 31 de maio e ampara todos os profissionais da educação da rede pública, desde a administração até os professores e pessoal de apoio.

No entanto, para evitar mais perda de aulas por parte dos alunos, a greve se resume apenas às aulas presenciais, estando mantido o trabalho remoto. Contudo, sobre o trabalho remoto, o Sepe destaca que “a posição, aprovada em seu Conselho Deliberativo, entende que as atividades remotas não podem ser obrigatórias e tem apenas caráter complementar, visto que é incapaz de atender todos os estudantes”.

PREFEITURA EMITE NOTA OFICIAL

“Ao todo são 22 unidades da rede municipal autorizadas a retomar as aulas presenciais em Nova Friburgo. Sobre a greve do Sepe, a Secretaria de Educação ainda está sendo informada pelas escolas quantos são os profissionais que aderiram para informar à Procuradoria do Município. Assim que o município receber as doses (de vacina) para este público (profissionais de educação), será iniciada a vacinação (contra covid-19). A previsão é que essa imunização ocorra neste mês de junho”.

Compartilhar