Friburgo é um dos 3 municípios com maior risco de desastres naturais e tecnológicos, diz mapa

23/06/2016 09:50:08
Compartilhar

A Secretaria de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro apresentou, nesta quarta-feira, 22, no Rio de Janeiro, o Mapa de Ameaças Múltiplas do Estado. O trabalho faz um levantamento detalhado das principais ameaças de desastres 460 naturais e tecnológicas, segundo sua prevalência e hierarquização.

Nova Friburgo aparece no mapa como um dos três municípios (os outros são o Rio de Janeiro e São Gonçalo) com o maior risco de desastres naturais e tecnológicos. Além do perigo de deslizamentos, inundações e enxurradas, o mapa também mostra que o município consta na lista de cidades ameaçadas por causas tecnológicas, como derramamento de produtos químicos em ambiente lacustre, fluvial, marinho, aquífero; desastres relacionados a transporte de produtos perigosos; e colapso de edificações.

Após o lançamento do mapa, a Defesa Civil Estadual pretende desenvolver um trabalho com as 92 prefeituras do Estado do Rio para elaboração de planos de contingência municipais consequentes, sendo um para cada ameaça identificada. A ideia é envolver a comunidade e desencadear uma série de exercícios simulados de escape da população de áreas de risco.

Compartilhar