Friburgo: crianças da LBV participam das aulas de capoeira

03/07/2017 10:44:47
Compartilhar

No Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, em Nova Friburgo, teve início no dia 6 de junho, a atividade de Capoeira, para as crianças e adolescentes do programa Criança; Futuro no Presente!. Além de ser uma excelente prática esportiva, a capoeira desperta na garotada o interesse pela cultura do nosso povo, fundamental para a formação da nossa identidade.

Através de uma parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Trabalho do município, a oficina passou a ser desenvolvida todas as terças-feiras pelos mestres “Santana” e “Caroço”, consolidados na cidade por esta atividade. O mestre Santana, da Associação de Capoeira Barravento, primeiro mestre de capoeira formado, do município, fala do projeto implantado na LBV e dos benefícios da luta para o desenvolvimento das crianças: “Já fazemos um trabalho no município há muitos anos em academias, creches, escolas. Surgiu essa oportunidade aqui, na LBV, de passar para as crianças o desenvolvimento da capoeira”, disse.

O que diferencia a capoeira das outras artes marciais é a musicalidade.

O mestre prossegue: ” ela ajuda muito na bilateralidade, equilíbrio, a dança e a música, tudo envolvido para as crianças crescerem com mais harmonia e mais alegria. A capoeira trabalha muito a naturalidade, movimento que já é nato nas crianças. Tentamos colocá-la em formato de arte marcial, pois tem muita disciplina e aliada à musicalidade, deixa a criança mais feliz. É um trabalho muito bom”, concluiu.

Benefícios físicos e psicológicos

Além do corpo, a Capoeira também ajuda as crianças a exercitarem a mente, trabalha suas habilidades e capacidades de interpretação e organização das informações. Quanto aos aspectos psicológicos, a capoeira desperta e estimula qualidades como: a atenção, percepção, criatividade, autocontrole, cooperação, disciplina, respeiro e segurança em si mesma.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Nova Friburgo, região serrana do RJ, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Júlio Antonio Thurler, 04 – Olaria. Informações pelo telefone: (22) 2522-5078.

Compartilhar