Friburgo: Contas de energia elétrica terão desconto de 19% em abril e 10% em maio

05/04/2017 08:44:34
Compartilhar

Por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a tarifa dos consumidores residenciais da Energisa Nova Friburgo receberá, exclusivamente no mês de abril, uma redução de até 19,34%.

Vale ressaltar, porém, que a percepção da redução tarifária nas faturas dos consumidores se dará de acordo com os ciclos de leitura e faturamento de cada um, podendo levar até dois meses para se completar.

Esse impacto também dependerá das variações de uma possível alteração da cor da bandeira tarifária que, a partir de abril, conforme anúncio feito pela agência reguladora, sai de amarela para a vermelha.

A diferença acima de 19,34% é referente à revisão de valores pagos a mais, no ano passado, pela parcela do Encargo de Energia de Reserva (EER) correspondente à contratação da energia da Usina Nuclear de Angra III. Este montante foi arrecadado mensalmente pelas distribuidoras nas contas de luz em 2016 conforme definido pela ANEEL nos eventos tarifários.

A partir de maio, as tarifas estarão até 10,01% mais baixas do que o valor relativo ao consumo do mês de março. Esta diferença se deve, também, à revisão dos valores pagos a mais com a contratação de energia da Usina Nuclear de Angra III durante 2016, fato este que, além do montante que será integralmente retirado das tarifas em abril, conforme explicado no primeiro parágrafo, beneficia também os consumidores de energia da Energisa Nova Friburgo. Este novo valor valerá até a data do próximo reajuste tarifário que, no caso da Energisa Nova Friburgo, ocorre em junho.

Compartilhar