Friburgo: Congresso Brasileiro de Consórcios intermunicipais movimenta turismo de negócios

11/07/2016 08:51:54
Compartilhar

A semana promete ser movimentada no turismo friburguense: nos dias 13 e 14, quarta e quinta-feira, respectivamente, Nova Friburgo será palco de importante evento nacional, que deverá reunir cerca de 600 participantes de várias regiões do Brasil, no Country Clube.

Será realizada no município, a terceira edição do Congresso Brasileiro de Consórcios Intermunicipais, realizado pela CONACI/BR – Confederação Nacional de Consórcios Intermunicipais do Brasil, em parceria com a CNM – Confederação Nacional de Municípios, além de promover o município para vários pontos do país, deverá movimentar o turismo de negócios, além de gerar renda e trabalho temporário.

O evento é considerado por especialistas, o maior e mais importante do setor de gestão pública consorciada, reunindo prefeitos, presidentes de consórcios, secretários executivos, procuradores, deputados, gestores públicos, vereadores e empresários.

Ao todo serão oito painéis, tratando de assuntos de grande relevância para os municípios e os consórcios intermunicipais, temas como: perspectivas para o desenvolvimento de políticas públicas consorciadas; pacto federativo e suas implicações na gestão dos consórcios; avanços e conquistas na área de saúde obtidos por meio de gestão consorciada; fiscalização e controle externo dos consórcios públicos, entre outros, serão abordados por especialistas e autoridades na área de gestão pública.

Técnicos do Ministério da Saúde, Caixa Econômica Federal, BNDES, CEMIG, ABM – Associação Brasileira de Municípios, CNM – Confederação Nacional de Municípios, AEMERJ – Associação de municípios do Rio de Janeiro, CONASENS – Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, e de diversos Consórcios Intermunicipais do Brasil contribuirão como palestrantes e moderadores.

O Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, o Nova Friburgo Country Clube, a Prefeitura de Nova Friburgo e a Concessionária Águas de Nova Friburgo, são os parceiros locais, que contribuíram para a captação e organização do evento no município. O Governo do Estado participa do evento através da Sub Secretaria de Desenvolvimento Regional, ligada a SEDRAP, que desde janeiro contribui para a realização do evento em Nova Friburgo.

Ao NFC&VB coube acionar os hotéis, negociar as tarifas e ajudar a empresa organizadora no atendimento aos visitantes. Grande parte dos hotéis localizados no centro da cidade já está com 100% de ocupação em função do evento, e a expectativa é que até o dia evento outros hotéis também terão um grande fluxo de movimento.

Para José Alexandre Almeida, organizador do evento através da Trade Assessoria, o turismo de negócio é muito importante para o desenvolvimento de um destino turístico e aquece toda a cadeia produtiva do turismo. Segundo José Alexandre, cerca de 200 pessoas estarão envolvidas na organização, que cuidará inclusive do transporte dos palestrantes dos aeroportos do Rio para Nova Friburgo. Somente nessa logística de transporte, serão utilizados oito micro ônibus, 15 vans e 20 carros executivos. “Estamos muito felizes em poder captar esse importante evento para Nova Friburgo. Será uma ótima oportunidade de mostrar para a cidade, seus governantes, empresários e a população em geral o quanto a cidade ganha em captar eventos dessa natureza.”, ressalta José Alexandre.

A organização do evento também lembra que os eventos corporativos, em sua grande maioria, são realizados em dias de semana, e em períodos de baixa temporada, justamente os momentos em que os empresários do setor de turismo necessitam de mais movimento para poder viabilizar os seus negócios.

Para mais informações, ver a programação completa e fazer as inscrições gratuitas, os interessados poderão acessar o site www.congressoconacibr.com.br até o dia 12 de julho. As vagas são limitadas em função a capacidade do salão social do Nova Friburgo Country Clube, local do evento.

Compartilhar