Friburgo: Colégio Anchieta, com apoio do CEFET, abre seu corredor turístico

11/05/2017 10:59:16
Compartilhar

O Colégio Anchieta e o CEFET deram o primeiro e significativo passo para uma frutífera parceria em prol da Cultura e Turismo em Nova Friburgo. Quinze alunos de Turismo no CEFET participaram das aulas de uma disciplina eletiva – chamada Memória Anchieta, com aprendizado in loco no Colégio Anchieta, ministrado pela professora Jane Ayrão. Como complemento, os alunos farão um estágio no Colégio Anchieta, a fim de que o colégio possa receber visitantes nas manhãs de sábado. O modelo ainda será testado, mas a perspectiva é de abertura ao público e turistas.

Essa é uma ideia antiga do diretor geral, Pe. Toninho Monnerat, desde que ele montou o “Corredor Histórico”, com seis salas recuperadas e preparadas para visitação: a Biblioteca da Filosofia, o Quarto do Pe. Luiz Yabar, a Capela Mater Pietatis, a Sala Nobre de Reuniões, a Sala de Música e a Sala de Aula Retrô. Além destes ambientes, há o Teatro (que já tem projeto de reforma e busca parceiros para realizá-la), a tradicional Capela, e o Jardim Interno, que já foi recuperado. A imagem central do Jardim, de Nossa Senhora da Conceição, já se encontra em processo de restauração. E diversas imagens e quadros importantes do Colégio Anchieta vêm sendo restaurados com a supervisão da coordenadora de Artes, Gláucia Bezerra.

A entrega de certificados do curso “Memória Anchieta” ocorreu na manhã desta segunda, 8 de maio. Participaram da solenidade: o diretor acadêmico do Anchieta, Prof. Ricardo Ribeiro; o diretor administrativo, Carlos Eduardo Cortez; o secretário municipal de Turismo, Wilton Neves; o secretário de Cultura, Marcos Marins; a subsecretária de Turismo, Natália Peixoto; e os professores do CEFET, Edvar Batista e André Melo; além da primeira-dama, Cristina Bravo. A dupla Ana Regina Pereira e Roberto Wagner cantou o hino de Nova Friburgo e mais algumas músicas, durante o momento cívico.

Compartilhar