Friburgo: Câmara inaugura painel eletrônico ao custo de R$ 200 mil

19/02/2016 16:56:46
Compartilhar

A Câmara Municipal de Nova Friburgo colocou em funcionamento um painel eletrônico no plenário da casa. O equipamento foi testado pela primeira vez na terça-feira, 16. O sistema têm a finalidade de garantir maior transparência no processo de votação e registro de presença durante as sessões.

O painel e o serviço de manutenção custaram cerca de R$ 200 mil ao Legislativo. O equipamento foi adquirido junto a uma empresa de Belo Horizonte, Minas Gerais (Visual Sistema Eletrônicos Ltda).

A partir de agora, por exemplo, a votação de projetos de leis e outras proposituras serão registrados eletronicamente. Cada vereador terá em sua bancada um controle para efetuar a votação.

O vereador também não precisará mais assinar livro de presença. Isto porque, ela também será registrada por meio do painel eletrônico. O plano de digitalização das votações e o registro de presença dos vereadores é antigo.

Segundo o presidente da Câmara, Márcio Damazio, além de agilizar as votações, o equipamento garante mais controle das atividades no plenário, desde a presença até a votação dos parlamentares, passando pelo tempo de fala dos vereadores durante as sessões.

“Queremos dar maior transparência a todos os nossos atos legislativos. Além de coordenar o andamento dos trabalhos dando mais eficiência às reuniões a maior segurança aos parlamentares”, disse.

Compartilhar