Friburgo: Bombeiros resgatam 2ª preguiça em área urbana

08/10/2020 19:37:16
Compartilhar

Parece notícia repetida, mas não é. O 6º GBM (Grupamento de Bombeiros Militares) foi acionado nesta quarta-feira, 7/10, para resgatar mais uma preguiça que estava em uma área residencial do em Mury. Essa é a segunda preguiça capturada pelo Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo.

O bicho-preguiça foi localizado em uma área de árvores da Rua Professora Rosa Ramos Bussinger, por volta das 10h40. A preguiça foi avaliada e, não tendo nenhum ferimento, foi então levada para uma área de mata em Mury mesmo, sendo devolvida ao seu habitat natural.

Esse é o segundo animal desta espécie a aparecer em área residencial do município em menos de uma semana. No último domingo, 4/10, outra preguiça foi resgatada pela corporação no bairro Braunes.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o aparecimento desses animais tem relação direta com as constantes queimadas que vêm sendo registradas desde o início do período de estiagem, que contribuem para o avanço da fauna silvestre em áreas residenciais, uma vez que os incêndios faz com que os animais percam seus espaços nas matas. A corporação ainda faz um apelo à população: “Lembramos da importância de proteger o meio ambiente e evitar queimadas. Nos ajude a proteger nosso município”.

Vale destacar que em casos como esses, a primeira recomendação é entrar em contato com o Corpo de Bombeiros ou acionar a Polícia Militar Ambiental, que tem equipes preparadas para lidar com situações de resgate de animais silvestres. Não é aconselhável tentar capturar o animal por conta própria, uma vez que ele pode reagir de maneira agressiva, além de tal atitude prejudicar as chances de que o animal possa ser devolvido ao seu habitat natural.

Compartilhar