Friburgo: Artistas criam samba de amor, fé e esperança em tempos difíceis

04/04/2020 19:26:59
Compartilhar

Em um momento tão delicado da atualidade, onde o medo e a incerteza tomam conta do país e do mundo pelo avanço do temível Coronavírus, a esperança, o amor ao próximo e a união se transformam em arte, mais precisamente em samba. “A Sagrada Família” tem esta proposta e é fruto de uma idéia que surgiu entre grandes nomes do segmento durante o período de isolamento social. Talentos de Nova Friburgo fazem parte da construção deste samba, que também conta com a participação de compositores de tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro, como Felipe Filósofo, da Unidos da Viradouro, por exemplo.

Como a regra dos dias de hoje é ficar em casa, o grupo usou a tecnologia em seu favor. Através de mensagens de WhatsApp, compositores do Rio, São Gonçalo, Maricá e Friburgo se reinventaram. Com trajetória marcada no mundo do samba e com composições em grandes escolas, como a Viradouro e Porto da Pedra, os parceiros descobriram uma maneira diferente de fazer samba.

Em apenas dois dias, a ideia de gerar reflexão na sociedade diante à pandemia e suas consequências, ganhou forma e melodia. Um vídeo caseiro foi gravado pelo friburguense Guto, que deu voz ao samba, e está disponível em plataforma digital. Guto é figura importante no samba da cidade e também um dos intérpretes da Viradouro.

“Pra mim é uma honra compor com parceiros que possuem vasta história no carnaval carioca. Representamos o carnaval friburguense, levantamos essa bandeira, e mostramos que aqui também temos muita qualidade. Esse samba é um clamor por mais amor, solidariedade e cuidados com o nosso planeta. Um desafio enorme compor à distância, mas acho que o resultado traduz a nossa preocupação com o momento”.

Outro friburguense que também tem participação nesta composição é Devid Gonçalves, que, recentemente, vem se destacando no samba da cidade e fora dela. Para ele, o samba é uma expressão cultural com forte papel na sociedade e que, em um momento delicado como o atual, não poderia deixar de mandar sua mensagem.

” A reflexão que a gente quer provocar é que o mundo, de uma forma geral, é uma grande família, por isto, “A Sagrada Família”, que dá nome a esta composição. Queremos despertar a atenção das pessoas, porque muitas delas não estão dando valor uns aos outros. Por isso, falamos de união, esperança, fé e amor a próximo”, destacou.

CONHEÇA O SAMBA
O samba está disponível nesta plataforma de vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=y3TpBplCGC8&feature=youtu.be

COMPOSITORES
Felipe Filósofo; Porkinho; Devid Gonçalves; Vinicius Amaral; Fred Lima; Junior Vidigal.

VOZ E MELODIA – Guto

LETRA

O céu
Pede carinho e atenção
A nós habitantes dessa terra
Ajoelhados…
Suplicamos paz ao criador

Senhor… Oh! Senhor
Eterna luz da esperança
Perdoe tanta ignorância
Do nosso povo… Sofredor

Não entendemos a missão do Salvador
Morrer na cruz foi a maior prova de amor

Sagrada família
Em plena harmonia
“Amai uns aos outros como vos amei”
Mensagem do Rei dos reis

Para um mundo
Sem ganância, pecado e ambição
Derrame o amor
Plantando a cura
Purificando o mundo
Em nossos corações

Compartilhar