Friburgo: Altarede Fiber prepara equipe feminina para instalações de internet

17/09/2020 15:59:57
Compartilhar

A presença feminina no setor de telecomunicações tem aumentado nos últimos anos. Entidades ligadas ao setor, contabilizam que 45% dos profissionais da área são mulheres. Porém, são poucas as oportunidades para elas na parte de execução do serviço externo e, quando existem, pedem experiência.

Somando-se a realidade de menos vagas para a mulher em alguns setores, a taxa de desemprego atual atinge 14,5% da força de trabalho feminina, por conta dos problemas econômicos gerados pela pandemia. Número que é menor entre os homens, que somam 10,2% das pessoas sem ocupação, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo IBGE.

Ciente da falta de oportunidades no setor de telecomunicações e do cenário atual de desemprego feminino em alta, a Altarede Fiber contratou quatro novas colaboradoras para atuar na equipe técnica de atendimento externo de Nova Friburgo, sem exigir experiência e oferecendo todo o treinamento necessário para a profissionalização em operação de instalações.

“Há algum tempo já buscávamos profissionais mulheres para começarmos a igualar nossos quadros operacionais, com presença equilibrada de ambos os sexos. Entretanto não encontramos profissionais que tivessem conhecimento no setor. Daí identificamos mais um projeto: capacitar a mão-de-obra feminina e nos tornarmos um agente colaborador na promoção da igualdade de oportunidade entre os gêneros na nossa região. As novas colaboradoras são as primeiras de muitas mulheres que a Altarede pretende contratar e capacitar para a função de operadoras de instalação”, conta a analista de Recursos Humanos da empresa, Keila Martins.

Compartilhar