Friburgo: Águas inaugura obra interligando rede do Rio Grande ao Amparo

17/12/2019 20:10:45
Compartilhar

Águas de Nova Friburgo inaugura as obras de extensão de rede da Adutora de Amparo nesta quarta-feira, 18/12, às 10h. O evento está marcado para o campo do Amparo Futebol Clube, no centro do distrito.

De acordo com a concessionária, foram executados 8.243 metros de rede ao longo da RJ-150, nos bairros Alto da Chácara do Paraíso, Parada Folly e Estrada do Barroso.

As obras permitiram que o distrito de Amparo seja interligado ao principal sistema de abastecimento de água da cidade, o Sistema Rio Grande de Cima (RGC), responsável pela distribuição de água tratada para 60% da população urbana. Com isso, o fornecimento de água será de até 25 litros por segundo, mais que o dobro do que era produzido pela ETA Amparo.

O superintendente da concessionária, João Henrique de Sá, destacou que o manancial que abastece a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Amparo não é permanente e, nos períodos de seca, tem a vazão muito reduzida. Com o término das obras, a capacidade de distribuição de água tratada em litros por segundo será mais do que o dobro.

“A interligação com o Sistema de Rio Grande de Cima vai resolver definitivamente os problemas de desabastecimento em períodos de seca. O sistema tem produtividade estável, mesmo em períodos de estiagem, pois a captação é feita no Rio Grande, que mantém o nível estável o ano inteiro. Agora, com a interligação concluída, o fornecimento de água pela ETA RGC será de até 25 litros por segundo, mais do que o dobro do que era produzido pela ETA Amparo”, afirmou o superintendente.

Além das obras de extensão de rede, também foi construído um reservatório com a capacidade de 100m³ e implantado um booster (propulsor) para melhoria do abastecimento no Loteamento Tiradentes.

“Investimos quase 4 milhões de reais, em parceria com o BNDES, para entregarmos as obras necessárias ao bem-estar de toda a comunidade do distrito de Amparo”, afirmou João Henrique de Sá.

Compartilhar