Friburgo: 5 médicos do programa Mais Médicos pedem demissão

13/03/2019 07:52:32
Compartilhar

Cinco profissionais do Programa Mais Médico pediram demissão recentemente em Nova Friburgo. Eles atuavam no atendimento aos pacientes dos postos de São Geraldo, Nova Suíça, Riograndina, Campo do Coelho e Centenário. A Secretaria Municipal de Saúde, via Secom, disse ter sido “surpreendida” com a saída dos profissionais e ao consultar o Ministério da Saúde recebeu a informação que não haverá reposição dos profissionais. Segundo o governo municipal, Friburgo ainda tem 22 médicos do programa.

NOTA OFICIAL DA PREFEITURA

“A Secretaria de Saúde informa que foi surpreendida com os pedidos de desligamento de cinco médicos que atuavam na rede municipal e que mantinham vínculo com o Programa Mais Médicos. Diante da necessidade de manter esses profissionais, o Município consultou o Ministério da Saúde e o mesmo informou que não fará a reposição destes clínicos.

Dos cinco médicos que deixaram seus cargos no Programa Mais Médicos, dois são da última chamada (janeiro 2019), uma pediu desligamento antes do término do seu contrato e outros dois tiveram seus contratos encerrados e as prorrogações não foram efetuadas pelo Ministério da Saúde.

Com menos profissionais nas unidades de saúde, a Secretaria de Saúde teve que reorganizar a distribuição dos médicos para que nenhum posto ou ESF (Estratégia de Saúde da Família) fique sem clínico até a regularização da situação.

Os médicos que se desligaram atendiam nas ESF de São Geraldo, Nova Suíça, Riograndina, Campo do Coelho e Centenário. Atualmente, Nova Friburgo ainda conta com 22 médicos do programa.

A substituição dos médicos que eram contratados pelo governo federal só será possível se a Prefeitura arcar com a contratação de novos profissionais mediante realização de processo seletivo e, para isso, depende de autorização legislativa, ainda sem data definida”.

Compartilhar