Friburgo: 2 escolas particulares registram casos de covid-19

20/05/2021 11:09:18
Compartilhar

“A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Subsecretaria Municipal de Vigilância em Saúde, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, informa que duas escolas privadas do município registraram casos de alunos com diagnóstico positivo para Covid-19. Das duas instituições de ensino, apenas uma comunicou o fato à Secretaria Municipal de Saúde. A escola que não fez a comunicação será devidamente advertida”.

A nota acima foi divulgada nesta quarta-feira, 19 de maio, pelo governo Johnny Maycon que, no início de maio, autorizou a volta das aulas presenciais em unidades particulares. Na rede pública, o retorno parcial aconteceu na última segunda-feira, 17 de maio.

SEPE E SINPRO SE MANIFESTAM SOBRE CASOS DE COVID-19

“Como já é de conhecimento público, após a primeira semana de retorno das atividades presenciais em escolas de Nova Friburgo, já há confirmação de, pelo menos, duas unidades particulares com casos positivos de covid em funcionários que estiveram junto a outras pessoas (estudantes, professores, auxiliares etc), todos os quais agora encontram-se sob risco eventual junto de suas famílias…

… Assim sendo, após receber denúncias do ocorrido nesses casos mencionados, o SINPRO prontamente mobilizou-se, direcionando as denúncias recebidas para os órgãos de fiscalização e normatização, com destaque para o Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária, a quem caberá garantir que as leis em vigor sejam respeitadas…

… Por fim, destacamos que também o SEPE FRIBURGO se junta ao repúdio que aqui se expressa através do SINPRO, uma vez que o retorno das atividades presenciais também em escolas da rede municipal acabam por ampliar exponencialmente as chances de contaminação, e também nesse segmento já começam a chegar denúncias de inadequações trabalhistas e estruturais que também estão sob averiguação dos sindicatos e serão devidamente contempladas…

Reiteramos a importância de que sejam mantidas as denúncias de todo e qualquer problema ou insegurança percebida nos ambientes de trabalho e no seu entorno, de forma que possamos seguir confrontando a irresponsabilidade daqueles que fecharam os olhos para o pior momento da pandemia em favor de um retorno sabidamente inseguro. Bastou uma semana para que a realidade batesse à porta e mais uma vez deixasse claro: Retorno seguro, só com vacinação universal e gratuita. O resto é negacionismo”.

Compartilhar