Fora do ar, ex-atrizes da Globo curam a alma em Friburgo

25/02/2021 19:01:21
Compartilhar

Fora da TV, Tania e Gabriela Alves trabalham com medicina natural em spa: “Curamos a alma”

Afastadas das novelas há pelo menos uma década, Tania, de 71 anos de idade, e Gabriela Alves, de 49 anos de idade, levam uma vida tranquila. As atrizes administram o Spa Maria Bonita, em Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro. Mãe e filha abriram mão da agitação da cidade grande e dos bastidores da TV para se aprofundarem no projeto de medicina natural. 

“Nossa abordagem no dia é holística. Olhamos para o ser humano de forma integral. Por isto, nossa programação é bem diversificada, pois visa oferecer ao cliente a possibilidade de integrar mente-corpo-espírito-emoção. Temos desde yoga, meditação, vivências xamânicas, a hidrocapoeira, ginástica, caminhadas”, declara Tania, que batizou o empreendimento com o mesmo de seu papel mais marcante, quando protagonizou a trama Lampião e Maria Bonita, em 1982, na Globo.

“A maior parte das pessoas que chega ao spa estão buscando transformação. O diferencial que acontece aqui é, que mesmo a pessoa que está buscando só emagrecimento, sai transformada. Acredito que todas as doenças tenham um fundo psicossomático. Quando curamos a alma, as demais enfermidades começam a ser curadas também”, completa Gabi.

Enquanto a mãe cuida do cardápio do SPA, a filha dá atenção ao equilíbrio da mente e do espírito, acompanhada de profissionais nas aulas de meditação, yoga, dança, terapias holísticas e xamanismo. “O nosso programa é de uma semana. É o tempo mínimo para iniciar uma mudança de hábitos. Mas as pessoas têm a opção de ficarem o tempo que desejarem. Só sair da cidade e estar neste espaço de cura que é o spa, já é transformador. Tratamos do hóspede como um todo, físico, mental, espiritual”, explica Gabi, que começou a se aprofundar nesses temas desde a adolescência.

“Desde pequena sinto uma conexão forte espiritual e aos 19 anos comecei a me dedicar mais aos estudos voltados para o autoconhecimento. Cheguei a pensar em cursar Psicologia. Mas foi quando o Wolf Maia me convidou para fazer Mulheres de Areia (1993). Desde então, mesmo atuando como atriz, fui me dedicando a estudos e me aprofundando. Até passar a me dedicar exclusivamente à arte da cura”, justifica Gabi.

Tania explica como funciona a sua alimentação higienista: “Nunca fomos totalmente veganas. Como trabalhamos com desintoxicação, não queremos ingerir todos os pesticidas, antibióticos que vem no animal, a gente zela por uma pureza maior alimentar por causa da desintoxicação, mas sempre tivemos alguma ingestão de proteína animal. Temos o superdetox, que faz uma desintoxicação profunda, a nível hepático, e o programa relax, que é para quem não quer emagrecer, nesse programa tem muito mais ingestão de proteína animal”.

A propriedade, que possui cinco fontes de água natural, horta orgânica, plantas medicinais e ervas aromáticas usadas na cozinha como tempero e chás, virou um verdadeiro refúgio durante a pandemia do novo coronavírus. O estabelecimento funciona normalmente, com as regras de distanciamento e higienização estabelecidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde). “A sensação de confinamento, o medo e o esstress provindos da pandemia, a dificuldade em manter a dieta e o autocuidado durante o isolamento, são pontos em comum”, aponta Gabi.

Marcada como a Glorinha, de Mulheres de Areia, Gabriela diz que muitos hóspedes a reconhecem pela personagem até hoje. “Foi um presente pra mim. Amei fazer. Ter a oportunidade de trabalhar com grandes atores como Paulo Goulart, Dona Laura Cardoso, Glória Pires, Marquinhos Frota que fez o meu irmão… foi realmente uma honra e muito inspirador. Tem gente que vem por nossa causa. Mas também tem gente que não sabia que este espaço é nosso. O mais importante é podermos servir à transformação de cada um”, afirma.

https://revistaquem.globo.com/

Compartilhar