Fiscalização descarta produtos impróprios para consumo humano

27/06/2020 16:54:17
Compartilhar

POR G1 / REGIÃO SERRANA

Uma fábrica de produtos de origem animal em Carmo, na Região Serrana do Rio, foi flagrada com cerca de 10 mil rótulos falsificados e sem licença sanitária. A “Operação Caseiros” foi realizada nesta quinta-feira, 25/6, após denúncia anônima, por fiscais do Serviço de Inspeção Estadual SIE/RJ, vinculados à secretaria estadual de Agricultura, com o apoio da Polícia Militar.

Além dos rótulos adulterados, na operação foram apreendidos e destruídos todos os produtos impróprios para o consumo, que totalizaram 42 kg de queijo minas frescal; 105 kg de manteiga; 750 kg de queijo meia cura; 40 kg de linguiça de porco e 25 kg de banha de porco. Após serem destruídos, os itens foram encaminhados para o aterro sanitário municipal.

As condições de higiene e de preparo dos alimentos no local também foram consideradas “péssimas” pela fiscalização.

“Foram identificadas, ainda, condições péssimas higienicossanitárias e estruturais das instalações onde eram manipulados os produtos, evidenciando o risco do consumo dos alimentos ali produzidos”.

Segundo o Coordenador do SIE-RJ, André Sampaio, a ação foi registrada na Delegacia de Polícia. Os responsáveis podem responder criminalmente por crimes contra a saúde pública, evasão fiscal, sistema financeiro e falsificação ideológica.

A operação foi chamada de “Caseiros” em referência a produtos agropecuários produzidos sem nenhum controle higienicossanitário e licença correspondente, conforme explica o a SIE.

Compartilhar