Firjan vê redução da atividade produtiva na Região em 2014

30/01/2015 16:56:56
Compartilhar

O Sistema Firjan divulgou nesta sexta-feira, 30, a Sondagem Econômica Regional, que apontou redução da atividade produtiva na Região Centro-Norte Fluminense, no 4° trimestre de 2014 – acompanhando os resultados obtidos em todo o estado.

Os empresários entrevistados registraram recuo do volume de produção, que fechou com 37,2 pontos, e no volume de empregos, com 44,2 pontos. Os valores abaixo de 50 indicam piora ou redução; e acima de 50 representam melhora ou aumento. Diante da redução da produção, houve queima de estoques, que fecharam o trimestre abaixo do planejado.

Os empresários apontaram ainda que as condições financeiras continuaram insatisfatórias no quarto trimestre. Ainda que negativa, a situação financeira foi mais bem avaliada que no trimestre anterior, ao passo que a avaliação quanto à margem de lucro continuou mostrando retração e o acesso ao crédito reduziu-se para o menor nível dos últimos três anos, refletindo o aumento das taxas de juros e a redução da oferta de crédito.

Para os próximos seis meses, a expectativa dos empresários é de aumento da demanda por produtos e da compra de matérias-primas. No entanto, projetam redução do número de empregados, refletindo a baixa utilização da capacidade instalada, ou seja, ociosidade nas fábricas.

Compartilhar