x
Publicado 08/09/2016 08:23:37

Firjan mostra mapa de problemas e soluções para empresários

O presidente regional da Firjan, o empresário Joel Wermelinger

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) apresenta nesta quinta-feira, 8, a Agenda Regional do Centro-Norte Fluminense do Mapa do Desenvolvimento (2016-2025).

O evento, que tem como objetivo apresentar a visão da indústria sobre os principais problemas da região, será realizado às 16h no SENAI Espaço da Moda.

O presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ no Centro-Norte Fluminense, Joel Wermelinger Araújo, participará da apresentação ao lado de líderes empresariais e convidados.

O Mapa do Desenvolvimento 2016-2025 foi construído por mais de mil empresários e envolveu os 92 municípios do estado do Rio. As propostas foram extraídas de debates em todos os conselhos temáticos e regionais do Sistema FIRJAN e de respostas à pesquisa online com uma base ampliada da indústria.

Nesta edição, foram desenvolvidas dez Agendas Regionais que abordam questões específicas de cada região do Estado e que refletem a visão dos empresários. Os documentos servirão como instrumentos para sugerir caminhos para a gestão pública. No Centro-Norte, os temas foram discutidos em uma reunião que aconteceu em 3 de março.

O Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro surgiu em 2006. Das 119 ações previstas no primeiro Mapa, 74% foram concluídas ou registraram avanço. Entre as maiores conquistas, o Sistema FIRJAN, por meio do SENAI Rio, ampliou e modernizou a atuação em municípios de todo estado. Frutos da iniciativa, a Padaria Escola e o SENAI Espaço da Moda foram inaugurados em Nova Friburgo. Ainda dentro das expectativas do mapa, a cidade recebeu duas unidades do SESI Matemática, atendendo não só alunos da própria instituição, mas também da rede estadual de ensino.