x
Publicado 09/01/2016 08:25:51

Firjan estima perda na indústria de 54 bilhões com feriados 2016

Indústrias deixam de produzir nos feriados

A indústria brasileira poderá perder neste ano R$ 54,6 bilhões com sete feriados e três pontos facultativos federais que caem em dias de semana. O valor representa 3,7% do PIB (Produto Interno Bruto) industrial do país, de acordo com o estudo "O Custo Econômico dos Feriados Federais para a Indústria", divulgado nesta terça-feira, 5, pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro).

O levantamento tem como base a relação de feriados e pontos facultativos divulgada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Não foram contabilizados o Dia do Servidor Público, por ser ponto facultativo não consagrado como feriado, e a Quarta-feira de Cinzas, por ser ponto facultativo até as 14h. A Federação das Indústrias ressalta que o país ainda convive com feriados municipais e estaduais.

Além disso, três dos dez dias não trabalhados no país caem na terça ou quinta-feira, o que facilita o "enforcamento" de um dia. De acordo com o Sistema FIRJAN, "ainda que os "enforcamentos" não sejam contabilizados como feriados, eles certamente desestimulam a atividade produtiva, resultando em perda de produtividade".

Na busca pela redução do "custo Brasil" e pelo aumento da competitividade da indústria brasileira, a Federação considera que os feriados que caem no meio da semana poderiam ser deslocados para segunda ou sexta-feira. "Em vista da atual necessidade de estimular a atividade produtiva e, ao mesmo tempo, aumentar a arrecadação, essas medidas seriam extremamente oportunas".

O estudo "O Custo Econômico dos Feriados Federais para a Indústria" pode ser acessado através deste link: http://migre.me/sCcZb.

CALENDÁRIO DE FERIADOS DE 2016

FEVEREIRO
Dia 9 (terça-feira): Carnaval

MARÇO
Dia 25 (sexta-feira): Paixão de Cristo (feriado nacional)

ABRIL
Dia 21(quinta-feira): Tiradentes (feriado nacional)
Dia 23 (sábado): São Jorge (feriado estadual)

MAIO
Dia 1º (domingo): Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional)
Dia 16 (segunda-feira): Aniversário de Nova Friburgo (feriado municipal)
Dia 26 (quinta-feira): Corpus Christi (feriado nacional)

SETEMBRO
Dia 7 (quarta-feira): Independência do Brasil (feriado nacional)

OUTUBRO
Dia 12 (quarta-feira): Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)

NOVEMBRO
Dia 2 (quarta-feira): Finados (feriado nacional)
Dia 15 (terça-feira): Proclamação da República (feriado nacional)
Dia 20 (domingo) - Conciência Negra (feriado estadual)

DEZEMBRO
Dia 25 (domingo): Natal (feriado nacional)