Firjan cobra maior capacidade da RJ-116 e áreas industriais

09/09/2016 11:46:40
Compartilhar

Adequação da mobilidade urbana, melhoria e criação de zonas industriais foram dois dos principais temas apontados como prioritários na Agenda Regional Centro-Norte Fluminense do Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro 2016-2025.

O documento foi lançado pelo Sistema FIRJAN nesta quinta-feira, 8, no SENAI Espaço da Moda, em Nova Friburgo. O objetivo é apresentar questões apontadas pelos empresários como essenciais para o desenvolvimento da região.

Na área de mobilidade, é destacada a importância da construção de contornos na RJ-116, nas alturas de Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Macuco. A proposta também contempla o aumento da capacidade em toda a extensão da rodovia, com a duplicação e, em alguns pontos, a construção de terceira pista. O documento defende, ainda, a duplicação das BRs 492 (Nova Friburgo e Teresópolis) e 495 (Teresópolis e Petrópolis), como forma de melhorar as ligações entre os municípios e entre as regiões Centro-Norte e Serrana.

Com relação às áreas industriais, os empresários ressaltam que é preciso criar, preservar e adequar as zonas industriais e empresariais. Foi evidenciada a necessidade de atenção especial a questões de acesso, água, gás natural, banda larga e outros temas relacionados à infraestrutura. A melhoria na qualidade do fornecimento de energia é um dos principais pleitos, pois interrupções e oscilações são recorrentes na região.

A Agenda Regional do Mapa do Desenvolvimento também apresenta questões sobre ordenamento habitacional, saneamento ambiental e educação. O presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ no Centro-Norte Fluminense, Joel Wermelinger Araújo, destaca que a Federação contribuirá para a concretização das ações propostas. “A FIRJAN está se prontificando a fazer com que as mudanças aconteçam e para isso colocamos nosso know-how à disposição”, ressalta.

Todas as ações estão disponíveis para consulta em www.firjan.com.br/mapa

Compartilhar