Festa junina: como apreciar as comidas típicas sem fugir da dieta?

01/06/2016 11:51:20
Compartilhar

As festas juninas trazem muita animação, mas, também, muita tentação com as opções de comidas típicas servidas nos arraiás. Sempre fartas de guloseimas, com muitas calorias e gorduras, as festas exigem um cuidado especial de quem quer aproveitar o período sem deixar de manter a boa forma ou se complicar na dieta.

Dentre essas opções deliciosas e quase irresistíveis, existem algumas formas de tornar as receitas mais magrinhas para não sair tanto assim da dieta.

Por exemplo, o cachorro quente completo pode ser trocado pela versão light com molho de tomate caseiro, mostarda e maionese light, e salsicha de peru light. Essa versão contém 276kcal.

A espiga de milho possui poucas calorias e é uma ótima aposta. O ideal é evitar a manteiga, uma vez que o valor calórico aumenta bastante e cuide com o sal.

A pipoca também pode receber uma versão light. Coloque 1/2 xícara (chá) de milho com 2 colheres de água em um recipiente alto, cubra com plástico filme e faça buraquinhos com o garfo no plástico. Leve ao microondas por aproximadamente 6 minutos em potência alta. Essa receita rende 3 porções e possui apenas 88kcal.

O bolo de fubá, feito com leite desnatado e adoçante artificial para forno pode ter uma redução significativa de calorias, chegando a 222kcal em 100g.

A tapioca é uma delícia magrinha, mas em festas normalmente os recheios são aqueles bem calóricos. Aposte em recheios com queijos magrinhos ou frutas.

O espetinho de carne é pedida certa! Pode ser de frango também e já garante uma boa dose de proteínas.

O quentão pode ser substituído pelo vinho quente, que possui menos calorias. 100ml possui 120kcal.

O arroz doce pode ser feito com arroz integral e adoçante. Ou que tal adicionar uma colher de sopa de chia para enriquecer a dose de fibras?

O pinhão é uma semente super nutritiva e energética. Mas não exagere! Mesmo com todos esses benefícios ela é calórica.

Que tal fazer uma versão de canjica diet? Troque o leite integral pelo desnatado, aposte no adoçante culinário e corte o leite condensado.

As demais guloseimas devem ser consumidas com moderação. Se possível, se alimente antes de sair de casa, assim você evita comer tudo que vir pela frente. Até porque essas delícias são de encher os olhos, né gente?

E se nada disso funcionar e você extrapolar no São João, volte a dieta no dia seguinte. Não deixe que o escorregão lhe desmotive.

O jeito é pular a fogueira e tudo o que você ver pela frente para gastar os excessos!

Fonte: http://vogue.globo.com/

Compartilhar