x
Publicado 26/12/2017 10:13:39

Fenômeno raro que lembra aurora boreal é visto em Cachoeiras

Fenômeno: nuvens iridescentes, que refletem as cores do arco-íris

Enquanto as famílias cuidavam dos últimos preparativos para a ceia de Natal, a natureza se encarregava de decorar o céu com os tons do arco-íris. Neste domingo, 25, após o forte calor, seguido de pancadas de chuvas isoladas no fim de tarde, um grande círculo colorido se formou entre as nuvens. O fenômeno, mais raro, que mais lembrava uma Aurora Boreal, aconteceu nos municípios de Rio Bonito e de Cachoeiras de Macacu.

As imagens do céu multicor foram compartilhadas nas redes sociais por internautas deslumbrados. Uma moradora de Cachoeiras de Macacu registrou em vídeo o espetáculo de luzes e brincou:

“Aurora Tropical”, escreveu a moradora na legenda, numa referência ao fenômeno classificado como Aurora Boreal, que acontece no Hemisfério Norte.

De acordo com Marcos Vianna, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o que se viu no céu foram nuvens iridescentes, que refletem as cores do arco-íris:

— A iridescência ocorre com a difração dos raios solares nas gotículas de água e nos cristais de gelo que compõem a nuvem. Daí reflete as cores do arco-íris.

Fonte: O Globo