Feira da Socibiodiversidade na Cantina Camping

02/05/2018 10:33:44
Compartilhar

Mais uma edição da Feira da Sociobiodiversidade acontece na Cantina Camping – Cascatinha – Nova Friburgo/RJ, dia 6 de maio (domingo, das 12h às 18h). Participam: Abrincadabra, Atelier Fios de Seba, Cacau Natural, Do Grão ao Pão, Do Quintal, Ecomodas, Empório Anchieta, EntreFolhas, Herbal Lumiar, Jerimum, Laticínios Amparo, Merimar, Oficina do Pão, Orgânicos Três Picos, Sítio Maravilha, Teia Artesanatos, Transformóleo e Ubá.

Para esta edição, a feira contará com a participação do músico Luiz Malvino, e haverá um ´chapéu´ para contribuição espontânea. Outro destaque da feira é o Brechó, com a venda de artigos usados, principalmente roupas, calçados, bijuterias e objetos de uso doméstico, dos próprios expositores.

A Feira vem acontecendo desde dezembro de 2016 e atualmente tem auto-gestão. Os interessados em participar como expositores devem visitar a feira e fazer contato com a Comissão de Critérios, que avaliará os produtos em virtude dos conceitos da feira. Se aprovado, o interessado poderá participar das próximas edições.

Alessandro Rifan, profissional com atuação nas áreas de desenvolvimento sustentável para grupos comunitários, educomunicação, pesquisa científica e gestão de áreas protegidas, colaborador da feira na Comissão de Critérios, destaca: “a Região Centro-Norte Serrana Fluminense, composta de rica biodiversidade por seu bioma conservado, possui grande riqueza no que se refere à inter-relação humana construída ao longo dos tempos com a Mata Atlântica. É justamente nesse cenário geográfico de ambiente de montanha, que se concentram os principais agentes, ações e/ou práticas socioambientais e culturais significantes no que se refere aos valores relacionados à Socioagrobiodiversidade. Além da grande diversidade de animais e plantas, nesse cenário, existe uma parcela de saberes tradicionais construídos e guardados pelas populações rurais por um longo período de tempo. A tradição passada de geração em geração é um valioso saber local relativo ao ambiente agroecossistêmico, formada a partir de uma territorialidade por distinção produtiva articulada pelos sujeitos sociais locais. Formado por saberes dinâmicos, os ´etnoconhecimentos´construídos e atualmente resignificados dizem respeito ao conhecimento popular sobre o ecossistema dos ambientes, seus recursos e manejos”.

Outros meios de comunicação com os expositores da Sociobiodiversidade Friburgo são: sociobiodiversidadefriburgo@gmail.com ou https://www.facebook.com/sociobiodiversidade.nfriburgo .

SERVIÇO

FEIRA DA SOCIOBIODIVERSIDADE
06 DE MAIO DE 2018
12H ÀS 18H
CANTINA CAMPING (EM FRENTE AO PARQUE MUNICIPAL JUAREZ FROTTÉ)
CASCATINHA – NOVA FRIBURGO/RJ

 

Compartilhar