Fé e oração viram tábua de salvação e equilíbrio para enfrentar pandemia

27/05/2020 12:41:08
Compartilhar

Sem se sustentar em evidências, provas ou entendimento racional, a espiritualidade é o conforto de muitos diante do desconhecido, como a pandemia que assola o mundo. Crença no que não se vê dá sentido à vida. 

Em tempos de dor, medos e incertezas, é natural e esperado que cada um procure um caminho que lhe traga conforto, doses de confiança e a chance de encontrar a paz. Esta estrada é a da espiritualidade, lugar onde o real coexiste e tem conexão com algo maior e sagrado. É do ser humano buscar uma ligação com o divino, seja ele representado pela figura de Deus, por meio da religião ou, como bem cantou o mestre Gilberto Gil, a fé não precisa, necessariamente, estar ligada à doutrina. Essa força interior de uma crença poderosa pode ser nutrida em relação a uma pessoa, uma ideologia, à ciência, a um pensamento filosófico, um objeto inanimado. 

Diante da pandemia do novo coronavírus, com o isolamento social imposto como medida de proteção contra a disseminação da COVID-19, a fé, do latim fides (fidelidade), é a confiança absoluta, sem espaço para dúvida, que cada um deposita no que escolhe acreditar. A esperança como antídoto diante de um inimigo invisível, letal e que a humanidade luta para controlar. Enquanto a batalha não se encerra, apaziguar corações e mentes é a busca interna de cada um diante da sua convicção. 

A oração caminha junto com quem tem fé. Orar é terapêutico. É expressar suas angústias, tristezas e expectativas em um diálogo com o sagrado, com o divino, com Deus. Ao orar, você acredita que pode ter suas esperanças e sua salvação renovadas. Não é errado se lamentar na oração, pois o lamento vem repleto de esperança. 

A fé causa efeitos no equilíbrio da mente e no funcionamento adequado do corpo. O isolamento, o medo da dor e da morte, as perdas e outros choques emocionais são fatores que acabam por afetar a saúde. As atitudes baseadas na fé ajudam a manter este complexo equilíbrio que é a vida humana, permitindo melhor nível de imunidade ou ajudando na recuperação das enfermidades. Por mais que tudo parece difícil, não perca a fé NUNCA!

Compartilhar