Fatos que mostram como a Terra está sentindo os efeitos da quarentena

06/05/2020 12:56:33
Compartilhar

O isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus tem sido como um respiro para a natureza. Em vários lugares do mundo, os efeitos da quarentena estão sendo sentidos no comportamento dos animais e dos recursos naturais. Veja os efeitos deste momento para o planeta.

1. A poluição despencou em diversos países
Em vários países, com moradores orientados a não sair de casa, a qualidade do ar está melhorando de forma significativa. Recentemente, a Agência Espacial Europeia e a Nasa emitiram dados e imagens de satélites que mostram uma visível redução da poluição causada pelo dióxido de nitrogênio nas cidades e aglomerados industriais da Ásia e Europa.

2. Sem humanos nas praias, tartarugas ameaçadas de extinção invadem litoral da Índia
Algumas praias do continente asiático receberam visitantes especiais nessa quarentena. Em razão do distanciamento das pessoas do litoral, as tartarugas Olive Ridley – espécie ameaçada de extinção, retornaram em grande quantidade para a costa da Índia. Nas praias de Rushikulya Rookery e Gahirmatha, no estado de Odisha, foi registrada a chegada mais de 300 mil tartarugas.

3. Com águas cristalinas, golfinhos aparecem em Veneza
Um dos países com o maior número de mortes por covid-19, o isolamento na Itália é obrigatório. Mas apesar de tantas notícias tristes, desde que Veneza, uma das cidades mais visitadas da Itália, “fechou” suas portas, seus canais passaram a despoluir. Com águas cada vez mais cristalinas e sem a presença de humanos, golfinhos e outros animais voltaram a aparecer.

4. Sem humanos nas ruas, animais selvagens estão ocupando cidades mundo afora
Com a ausência de humanos nos grandes centros urbanos, algumas espécies de animais selvagens estão aproveitando para dar um rolê pelas ruas de várias cidades ao redor do mundo. As imagens que mostram desde bando de Cervos nas ruas da Índia até ovelhas em parquinho no Reino Unido, estão sendo compartilhadas por internautas do mundo inteiro nas redes sociais.

5. Quarentena mudou o movimento da Terra
É fato que o planeta está diminuindo o ritmo. Segundo pesquisadores, que estudam o movimento da terra, nos últimos meses, aconteceu uma queda no ruído sísmico – captado pelo solo do planeta. A alteração pode ser resultado da diminuição da circulação humana que ocorre de forma jamais vista. De acordo com o sismologista Thomas Lecocq, da Royal Observatory of Belgium in Brussels, o novo ritmo de quarentena pode ter alterado a rotação do planeta da mesma forma que algumas causas naturais, como terremotos.

6. Leões tiram cochilo na estrada
Com a redução de turistas transitando na estrada diariamente em razão do isolamento social, os leões do Parque Nacional Kruger, localizado na África do Sul, foram flagrados tirando uma soneca no meio da via. As imagens foram feitas por um guarda florestal Richard Sowry que passava no local.

7. Montanhas do Himalaia ficam visíveis após 30 anos
A cordilheira de Dhauladhar – parte de uma cadeia de montanhas do Himalaia – ficou visível, após 30 anos, por conta do isolamento social. O fenômeno aconteceu por conta da redução signicativa de veículos que consomem gasolina, Diesel e gás, nas cidades na região. Desde a desde a época da Segunda Guerra os picos nevados ficaram obscurecidos pela poluição do ar e pela poluição atmosférica. Agora podem ser vistos de uma distância de aproximadamente 230km.

Compartilhar