Ex-prefeito de Carmo é preso pela polícia acusado de corrupção

30/03/2021 10:30:58
Compartilhar

Policiais civis da 112ª DP (Carmo) prenderam em flagrante, nesta segunda-feira, 29/3, o ex-prefeito do município de Carmo, Cesar Ladeira. No sítio do político foram encontrados cerca de R$ 130 mil enterrados em tubos de PVC. Ele foi autuado por lavagem de dinheiro, na modalidade de ocultar valores oriundos de crime, com intuito de inviabilizar sua localização.

A ação, em conjunto com as promotorias de Carmo e de Sumidouro, é um desdobramento da Operação Chorume. Paulo César Gonçalves Ladeira, que foi prefeito da cidade de 2013 a 2020, foi intimado a depor na delegacia, onde disse que sabia que seria investigado e pretendia esclarecer alguns fatos.

Em depoimento, o político admitiu, ainda que parcialmente, ter recebido propina da empresa responsável pela coleta de lixo no município. Segundo ele, como não tinha como justificar os valores recebidos, decidiu enterrar o dinheiro em seu sítio, na zona rural de Carmo.

Alertado da necessidade de ressarcir o erário, o ex-prefeito levou a equipe da 112ª DP até onde estava o dinheiro. Os agentes localizaram os pacotes, que foram enterrados em tubos de PVC. Após contagem, foi apurado que havia cerca de R$ 130 mil, em espécie.

A Operação Chorume foi deflagrada na quinta-feira, 25/3, tendo como alvo políticos e empresas prestadoras de serviços de coleta de lixo envolvidas em um esquema de corrupção. Três pessoas foram presas na ocasião, sendo uma vereadora e o ex-secretário de Meio Ambiente de Carmo, além de um empresário.

Compartilhar