Ex-aluno em Friburgo, professor Leher é eleito Reitor da UFRJ

09/05/2015 13:29:02
Compartilhar

O professor Roberto Leher, que tem fortes laços com Nova Friburgo, foi eleito o novo reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Candidato mais votado no segundo turno da pesquisa eleitoral, assumirá o cargo até 2019, conforme resultado divulgado no fim da noite da última quinta-feira, 7.

Leher cresceu na serra, estudou nos colégios Cêfel e Associação Educacional e Cultural de Nova Friburgo (AECNF), é professor titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Ele será o 28º reitor da instituição, que completa 95 anos em 2015.

De acordo com a parcial de votos computados, Leher obteve 13.233 votos, sendo 1.119 de professores, 2.694 de servidores técnicos -administrativos e 9.420 de alunos.

Leher é Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRJ em 1984, o professor tem mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Pesquisador da área de políticas públicas em Educação, recebeu no ano passado a Medalha Pedro Ernesto, maior distinção oferecida pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, como homenagem ao seu trabalho como educador.

Na universidade, foi eleito representante dos professores titulares do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no Conselho Universitário (Consuni).

Compartilhar