ETA Debossan é modernizada e passa a operar com alta eficiência operacional

23/08/2019 08:16:39
Compartilhar

Águas de Nova Friburgo inaugurou as obras de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Debossan no dia 21 de agosto. A estação, que conta com tecnologia de ponta, vai beneficiar 16 bairros e cerca de 50 mil moradores, com alta eficiência operacional na distribuição da água. Na inauguração, estiveram presentes o prefeito Renato Bravo, o superintendente da Águas de Nova Friburgo, João Henrique T. de Sá, demais autoridades da cidade, além de diretores e superintendentes do Grupo Águas do Brasil.

Na abertura do evento, o diretor-presidente do Grupo, Cláudio Abduche, ressaltou a importância das obras.

“Com certeza a ETA Debossan está localizada numa das mais belas Áreas de Proteção Ambiental (APA) das cidades em que o Grupo possui concessionárias. E a tecnologia usada nesta obra de modernização da estação será referência para todo o país”.

O superintendente João Henrique T. de Sá destacou os resultados atingidos nesses dez anos de administração de saneamento básico no município.

“Investimos mais de 10 milhões de reais nas obras de modernização da ETA Debossan, pois nossa preocupação com a melhoria na distribuição de água sempre esteve presente nesses dez anos. Até 2022, investiremos mais de 100 milhões de reais em obras no município. Concluímos as obras de modernização na ETE Olaria; estamos finalizando a interligação da adutora de Amparo ao sistema Rio Grande de Cima; concluímos as obras de rede de esgoto no Parque das Flores; aumentamos em 300m³ a reservação no Dom Bosco; e, em setembro, terminaremos as obras de rede de água na Rua São Paulo. Ainda este ano, daremos início à modernização da ETA Caledônia e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Centro”, explica o superintendente.

O prefeito Renato Bravo agradeceu a parceria da concessionária e a busca pela excelência operacional.

“Agradeço ao Cláudio Abduche pela presença e pela atuação do Grupo Águas do Brasil no município. Agradeço ao superintendente João Henrique de Sá pela conclusão das obras em Debossan. Os serviços de distribuição de água da ETA Debossan, com certeza, trarão benefícios para os moradores, comércio e turismo”, conclui o prefeito.

Saiba mais sobre a modernização da ETA Debossan

A ETA Debossan tem capacidade de tratamento de 160 litros por segundo e atende os bairros Debossan, Mury, Ponte da Saudade, parte do Parque Imperial, Centro, Cordoeira, Braunes, Tingly, Parque São Clemente, Bela Vista, Olaria, Via Expressa, Paissandu, Vila Guarani, Perissê e Ypú. A implantação do sistema de floto-filtração permite o tratamento eficiente de águas superficiais, quando estas atingem altos níveis de coloração após as chuvas fortes. O aumento de cor ocorre devido à presença de matéria orgânica na água, característica particular do manancial que abastece a ETA Debossan. Na tecnologia a ser utilizada, a separação se dará por meio da flotação com injeção de ar dissolvido. No caso das águas de Debossan, que possuem elevado índice de cor, principalmente após chuvas torrenciais nos mananciais, essa tecnologia é necessária, pois os flocos formados são leves e de difícil decantação. Com a floto-filtração, as partículas se moverão para a superfície do tanque e serão removidas por raspadores de lodo. O processo se completará com a filtração, a desinfecção e posterior desaguamento do lodo.

Compartilhar