Estudo em casa: como auxiliar o seu filho em tempos de pandemia?

21/08/2020 13:29:04
Compartilhar

Alunos e pais tiveram que adotar o ensino remoto durante a pandemia. Com isto, as tradicionais atividades destinadas para casa receberam um novo sentido nestes últimos meses. O estudo em casa, que era complemento das lições em sala de aula, agora é o único contato com o aprendizado escolar.

SEPARE UM LOCAL PARA ESTUDOS
O primeiro ponto é também determinante para o sucesso das aulas em casa: ter um local separado para o estudo. O ideal é que seja um ambiente longe de distrações, como televisão, celular ou locais de passagem da casa.

É bom que seja confortável, mas nem tanto. Então, nada de sofá, rede, cama ou sentar no chão… Uma mesa, cadeira, tranquilidade e todos os objetos que serão necessários à mão é tudo que o estudante precisa.

Qualquer semelhança com as orientações que vemos para o home office funcionar, não é mera coincidência!

TENHA UMA PROGRAMAÇÃO
Estabeleça momento e quantidade de horas para os estudos. Inclusive, se necessário, um intervalo para um lanche e tempo para brincadeiras – que também podem fazer parte do aprendizado.

É importante que esta rotina seja incorporada ao dia a dia, de modo que se torne habitual para a criança e adolescente. Isto ajuda ao cérebro e todo o corpo a se preparar para aquele momento, como a ida à escola.

Criar rotina é estruturante e, em momentos assim, envoltos por tantas incertezas, um pouco de estrutura é vital. Então inclua na rotina da garotada o horário de acordar, o café da manhã, trocar o pijama e assim por diante!

Na hora de criar a programação, busque envolver a criança e/ou adolescente nessa organização, afinal, é importante que eles se sintam parte dessa nova rotina.

E a programação irá se adequando com o tempo, com o envolvimento das crianças e jovens os pontos aos poucos se vai entendendo como não colocar poucas atividades na programação e nem uma programação muito cheia que seja estafante.

PAIS DEVEM AUXILIAR E NÃO FAZER PELOS FILHOS
Auxilie o seu filho, mas não faça a atividade por ele. Ter os pais por perto, como fontes para tirar dúvidas e esclarecimentos é essencial. Então, ajude seu filho levando-o a refletir sobre as questões e não dê as respostas prontas.

Acompanhar o planejamento dos estudos da escola, as reuniões escolares, as atividades que foram realizadas anteriormente, o contexto da lição… Tudo isso contribui para entender por qual caminho de aprendizagem seu filho está sendo conduzido e onde deve chegar.

Essa compreensão também ajuda no momento de fazer as perguntas e dar orientações.

Dependendo da idade, avalie junto com a equipe da escola se é necessário estar todo o tempo ao lado dele, durante a aula e as lições. Ou, se o melhor é dar algumas passadas para supervisão, deixando-o à vontade para as atividades.

EQUILIBRE O TEMPO ONLINE E OFFLINE
Com as aulas virtuais, as crianças acabam ficando por mais tempo expostas às telas. Para que isso não se torne prejudicial, mapeie as horas de uso de eletrônicos e equilibre com momentos de descanso tanto para os olhos quanto para a mente.

Tente a cada duas horas de aula online ficar meia hora distante da tela. Ler um livro, desenhar, conversar com alguém ou se exercitar são algumas opções para dar uma pausa do meio digital e da luz das telas.

Lembrando que as atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, são muito importantes para o estudo, uma vez que proporcionam o relaxamento necessário para amenizar o cansaço causado pelo trabalho.

Então, faça pausas curtas, sem procrastinar, nos momentos de estudo e inclua atividades divertidas no dia.

ESTIMULE SEMPRE
“Quarentena não é férias!”

É difícil, muitas vezes, para as crianças desvincularem o fato de estarem em casa com um momento de relaxamento e tempo livre.

Por isso, elogie o esforço e a dedicação com os estudos como forma de encorajamento. Não apenas neste contexto, mas torne um hábito o reconhecimento de suas conquistas.

O estudo em casa atualmente precisa ir além da assimilação dos conteúdos vistos em sala de aula ou de um caminho para envolver o pessoal de casa nos temas escolares. O estudo em casa é, agora, essencial para a continuidade da aprendizagem.

É possível que algumas destas orientações e sugestões já aconteçam em sua casa. Caso contrário, esperamos que sirva de norte, auxílio ou, até mesmo, empurrãozinho neste difícil momento que estamos atravessando.

https://blog.casaescola.com.br/

Compartilhar