Estudante friburguense é ouro na Olimpíada Internacional de Matemática

09/11/2019 13:21:18
Compartilhar

A equipe brasileira obteve a melhor pontuação entre quatro países na Olimpíada de Matemática de Países da Língua Portuguesa (OMCPLP), realizada esta semana em Nova Friburgo.  

Dois estudantes brasileiros conquistaram a medalha de ouro, Rodrigo Salgado Domingo Porto, do Rio de Janeiro e Pedro de Oliveira Lengruber Lack, de Nova Friburgo, receberam as condecorações na noite de premiação, nesta quinta-feira (07). 

O time do Brasil, liderado pelos professores Fabio Brochero Martínez (MG) e Rafael Kazuhiro Miyazaki (SP), levou também duas medalhas de prata. Davi Gabriel Bandeira e Caio Hermano Maia, de Fortaleza (CE), ao lado dos portugueses Pedro Alves Antunes e Leandro Marques Tavares.

Organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Olimpíada contou ainda com alunos de Cabo Verde e de Moçambique. Na competição, estudantes de até 18 anos dos quatro países tinham de resolver seis problemas, nos dias 5 e 6 de novembro.

A OMCPLP acontece desde 2011 e busca estimular o estudo da Matemática e a pesquisa científica entre países de língua portuguesa. O Brasil participou de todas as edições e sediou pela terceira vez a competição – antes em Salvador (BA) e Fortaleza (CE). O time nacional já acumula 36 medalhas.

Compartilhar