Estudante de Friburgo vai para etapa internacional de Olimpíada de Matemática

29/01/2019 17:11:44
Compartilhar

Por Juliana Scarini, G1 Nova Friburgo

Estudante friburguense ficou em 13º lugar na Olimpíada Brasileira de Matemática e se prepara para etapa internacional. 

Pedro de Oliveira Lack, de 14 anos, é o único estudante do interior do Rio a ganhar medalha de prata nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática (OBM), que ocorreram no ano passado. O estudante de uma escola particular de Nova Friburgo, e ficou em 13º lugar entre alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental, onde disputou com alunos de todo o país. 

Ao todo, 1.500 estudantes participaram da OBM 2018, em diferentes níveis, e 77 foram premiados na categoria em que Pedro concorreu. A premiação aconteceu em dezembro. Atualmente, ele está se preparando para a Olimpíada Internacional de Matemática (IOM). 

Para chegar à prova internacional, Pedro passou pela Semana Olímpica, entre os dias 22 e 26 deste mês, em Anápolis (GO). Durante este período, ele já fez uma seletiva e outras duas provas serão realizadas em fevereiro e março, até chegar ao mundial. 

Sobre a OBM

Criada em 1979, a Olimpíada Brasileira de Matemática é uma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e conta atualmente com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ/MCTI). 

O objetivo é interferir na melhoria do ensino de matemática no país, estimulando alunos e professores, além de descobrir jovens com talento matemático excepcional e colocá-los em contato com matemáticos profissionais e instituições de pesquisa de alto nível, propiciando condições favoráveis para a formação e o desenvolvimento de uma carreira de pesquisa. 

Em 2017, a OBM passou a ser integrada juntamente com a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). 

A OBMEP, até então, contemplava apenas os alunos da rede pública mas, com a integração, passou a contar também com a participação de alunos de escolas particulares.

Compartilhar