Estado: Witzel é o sexto governador investigado em menos de quatro anos; cinco foram presos

26/05/2020 19:58:42
Compartilhar

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira, 26/5, a Operação Placebo, sobre suspeitas de desvios na Saúde do RJ para ações na pandemia de coronavírus. Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão – um deles no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador Wilson Witzel (PSC).

O governador e a esposa, Helena Witzel, são alvos da operação, autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), e, apesar das suspeitas de irregularidades durante a atual gestão, não foram expedidos mandados de prisão contra os dois.

EX-GOVERNADORES JÁ FORAM PRESOS

Em quatro anos, todos os cinco ex-governadores que foram eleitos no Rio de Janeiro e estão vivos já foram presos – Moreira Franco, Sérgio Cabral, Luiz Fernando Pezão, Rosinha Garotinho e Anthony Garotinho. Todos respondem em liberdade, exceto Sérgio Cabral – o único que admite os crimes.

Benedita da Silva e Nilo Batista, que nunca foram detidos, tinham cargo de vice-governador e assumiram os mandatos quando os eleitos saíram – Garotinho e Brizolla, respectivamente.

Governadores que já foram presos:

Moreira Franco – recorre em liberdade
Anthony Garotinho – recorre em liberdade
Rosinha Matheus – recorre em liberdade
Sérgio Cabral – preso
Luiz Fernando Pezão – recorre em liberdade

Compartilhar